Eclipse parcial da Lua acontece nesta terça-feira (17) e será visível em todo o Brasil

Fenômeno poderá ser observado sem a utilização de equipamentos especiais

Por Da Redação.

Eclipse parcial da Lua acontece nesta terça-feira (17) e será visível em todo o BrasilReprodução / Pixabay
Nesta terça-feira (17/9), acontecerá um eclipse parcial da Lua, que poderá ser observado por espectadores de várias partes do mundo, incluindo do Brasil. A previsão, conforme o Observatório Nacional (ON) é que o fenômeno astronômico seja visível a partir das 21h41 (horário de Brasília). Um eclipse parcial da Lua ocorre quando apenas uma parte da Lua passa pela sombra escura da Terra. Essa sombra tem dois dois tipos: a umbra e a penumbra. Veja: O Brasil inteiro vai conseguir acompanhar o evento completo. Para observar o fenômeno, não será preciso utilizar equipamentos especiais, já que será visível a olho nu. Além disso, os observadores podem olhar diretamente para a Lua, sem preocupações, pois, ao contrário de um eclipse solar, o eclipse lunar não representa riscos aos olhos. Aqueles que não conseguiram observar o eclipse poderão acompanhar a transmissão ao vivo no canal do ON no YouTube. Os horários serão:
  • Início do eclipse penumbral (17/09): 21:41:07
  • Início do eclipse parcial (17/09): 23:12:58
  • Máximo do eclipse parcial (17/09): 23:44:18
  • Fim do eclipse parcial (18/09): 00:15:38
  • Fim do eclipse penumbral (18/09): 01:47:27
LEIA MAIS: Praça do Campo Grande recebe mais uma edição da Feira de Artes na Primavera; veja programação Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter.  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.