Piloto relatou falha no sistema degelo minutos antes de queda de avião da Voepass, diz Força Aérea
O acidente resultou na morte de 62 pessoas - 58 passageiros e os quatro tripulantes que estava morreram durante a queda da aeronave
No fim da tarde desta sexta-feira (6/3) o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) apresentou os primeiros dados da apuração sobre o acidente aéreo com o ATR 72-500 da Voepass, que fazia o voo 2283 e caiu em Vinhedo, em São Paulo. De acordo com os investigadores, a manutenção do avião estava em dia. A última revisão da aeronave foi feita em 24 de junho. No dia do acidente, foi realizado um “check diário”, que constatou que o avião tinha condições de voar.
Uma das possíveis teorias para a queda, que ainda está em investigação, é a interferência do gelo, por causa de um fenômeno chamado de supercooled large droplet ice. O tenente-coronel Paulo Mendes Fróes, responsável pelas investigações do acidente, explicou esse fenômeno.
"É quando a gente pega uma garrafa de água a zero grau e coloca a mão nela e ela congela. Esse fenômeno também pode acontecer em aeronaves em condições de gelo. A gotícula de água bate na asa e começa a se transformar em estado sólido, escorrendo um pouco; aí a segunda gotícula bate na primeira, e também vai para estado sólido, que escorre um pouco e ela se congela, o que acaba atrapalhando a força de sustentação da aeronave, visto que a parte do intradorso não possui a proteção dos boots", analisa.
Mas, segundo o tenente, foi feito um comentário por um tripulante sobre uma falha no sistema degelo. Porém, o Cenipa reforça que os dados são preliminares e o reporte não indica ainda o motivo da queda.
"O que nós temos até o momento é que houve uma fala, extraída do gravador, de um dos tripulantes que indicava que haveria uma falha no sistema de-ice (degelo). Todavia, essa informação não foi confirmada no gravador de dados e isso será matéria de análise futura", ressaltou.
O acidente resultou na morte de 62 pessoas - 58 passageiros e os quatro tripulantes que estava morreram durante a queda da aeronave.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).