Nível do Guaíba fica abaixo da cota de inundação pela 1ª vez em um mês
Isso significa que o lago voltou ao seu leito, ou seja, não transborda mais
Por Da Redação.
Pela primeira vez, em um mês, neste sábado (1/6), o nível do Rio Guaíba ficou abaixo da cota de inundação, atingindo 3,58 metros às 5h, dois centímetros abaixo do patamar de transbordamento de 3,6 metros. Isso significa que o lago voltou ao seu leito, ou seja, não transborda mais.
O monitoramento do nível do rio é realizado em tempo real com o auxílio de lasers, na régua instalada na Usina do Gasômetro. Os dados são compilados e divulgados pela Agência Nacional de Águas (ANA), com base no trabalho de campo da Rede Hidrometeorológica Nacional e do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
É a primeira vez que isso acontece desde o dia 2 de maio, quando o rio estava em 3,69 metros. No dia 5 de maio, o nível do Guaíba alcançou seu pico histórico, de 5,35 metros, superior ao da enchente histórica de 1941, quando foi 4,76 metros.
Com a redução do nível do rio, muitas pessoas começaram a retornar a seus lares e comércios em bairros como Humaitá, onde fica o pátio do metrô, e na Vila Farrapos, onde há muitas residências.
Na última terça-feira (28/5), o governo do Rio Grande do Sul ajustou a cota de inundação de 3 metros para 3,6 metros. A mudança reflete as medições realizadas em uma nova régua instalada mais ao sul do Cais Mauá, onde o nível era registrado até o início de maio.
LEIA MAIS: Investigação sobre tentativa de explosão em aeroporto vai para o STF
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).