Geral

Planejando uma viagem? Programa Voa Brasil começa em abril, diz Governo Federal

O programa visa proporcionar acesso facilitado a passagens aéreas com tarifas mais acessíveis

Por Da Redação

Planejando uma viagem? Programa Voa Brasil começa em abril, diz Governo FederalCréditos da foto: Pexels
SBT News

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), disse que o programa Voa Brasil deve ser lançado nas ainda em abril. O programa visa proporcionar acesso facilitado a passagens aéreas com tarifas mais acessíveis. Mais detalhes serão divulgados na data de lançamento, com a proposta inicial de oferecer passagens aéreas a R$ 200 por trecho.


Inicialmente, o Voa Brasil disponibilizará 5 milhões de passagens aéreas para um público específico. Anunciado pelo governo federal desde o ano anterior, o programa estava previsto para iniciar em janeiro de 2024, com os primeiros beneficiados sendo aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni).


A implementação do Voa Brasil vem sendo desenvolvida desde o ano anterior, sob a gestão do ex-ministro Marcio França. Com a mudança de comando na pasta de Portos e Aeroportos, o lançamento do programa, inicialmente planejado para 2023, sofreu adiamentos sucessivos.


No âmbito do programa, cada trecho de passagem será fixado em até R$ 200, com limite de compra de quatro trechos por consumidor. Além disso, somente indivíduos que não tenham voado nos 12 meses anteriores poderão adquirir passagens pelo programa.


COMO O PROGRAMA FUNCIONA?


Aproximadamente 21,7 milhões de brasileiros serão elegíveis para participar da primeira fase do Voa Brasil, incluindo 21 milhões de aposentados do INSS com renda de até 2 salários-mínimos e 700 mil alunos do Prouni.


“A gente espera anunciar esse programa com cinco milhões de passagens que serão disponibilizadas pelas companhias aéreas, sem nenhum real do Tesouro”, afirmou o ministro ao programa Roda Viva, da TV Cultura.


As companhias aéreas Latam, Gol e Azul aderiram ao projeto, disponibilizando assentos não vendidos a preços acessíveis, sem subsídio do governo federal.


O programa planeja ofertar os bilhetes mais baratos fora da alta temporada, em dois períodos específicos, visando a utilização da ociosidade média de 21% nos voos domésticos entre fevereiro a junho e de agosto a novembro.


Durante a alta temporada, a oferta de passagens estará sujeita à disponibilidade limitada de assentos, dada a menor quantidade de vagas disponíveis nesses períodos.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira em seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.