Bebês prematuros participam de ensaio 'newborn' em hospital público de Feira de Santana
O ensaio envolveu 11 bebês, mães e profissionais de saúde
Com a Páscoa como tema, bebês prematuros internados no Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, na Bahia, participaram de uma sessão de fotos no estilo newborn. O ensaio aconteceu recentemente e envolveu mães, profissionais de saúde e 11 bebês internados na Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (UCINCo) e na Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa) do HEC.
A ação já acontece regularmente há quase quatro anos e presenteia as mães com uma recordação do nascimento dos filhos, com direito a cenário, adereços e ludicidade. De acordo com a enfermeira e coordenadora das referidas unidades, Mariana Gonçalves, a atividade promove humanização, socialização e acolhimento para as mães que passam por um longo processo de hospitalização.
“Temos um calendário diário de atividades, com o intuito de trazer essa família para um contexto de humanização, afastar um pouco as preocupações e também para que consigam socializar com outras mães. São jogos, saídas, artesanato, fotos e piqueniques, entre outras atividades. Esses momentos enchem o coração deles de alegria e o nosso também”, pontua.
Divulgação/Ascom HEC
CUIDADOS
No HEC, os bebês prematuros que precisam de acompanhamento de média complexidade são inicialmente recebidos pela Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (UCINCo), onde recebem suporte ventilatório de média complexidade, assistência medicamentosa, passam por exames e fazem acompanhamento cardíaco e cerebral, reunindo todo suporte necessário para o seu desenvolvimento.
Já a Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa) recebe bebês para a evolução final antes de irem pra casa. Lá, eles conquistam ganho de peso, idade gestacional adequada para alta hospitalar e oralidade. Os pacientes da UCINCa saem com peso acima de 1,850kg, com idade gestacional de 35 semanas e a oralidade garantida.
Unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o HEC tem papel fundamental nesse contexto, sendo referência no atendimento pediátrico e obstétrico a casos graves de alta complexidade. Os bebês internados no HEC são casos complexos, prematuros extremos, muitas vezes com cardiopatias complexas, malformação ou que nascem com desconforto decorrente da prematuridade.
A UCINCo tem uma média de 840 a 900 admissões anuais, enquanto a UCINCa conta com até 600 admissões todo ano. Por ser uma unidade hospitalar que atende gestantes de alto risco, estamos preparados e podemos proporcionar a essa mãe e a esses bebês uma assistência de qualidade, minimizando ou eliminando possíveis sequelas”.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!