AO VIVO Últimas Notícias
20/12/2023 16h31 | Atualizado em 20/12/2023 16h31

Coelba reforça orientações de segurança na Bahia por causa da chuva

Distribuidora informou aumento do número de equipes e técnicos estão a postos para atuar com brevidade em casos de intercorrências na rede elétrica

Coelba reforça orientações de segurança na Bahia por causa da chuva Foto: ilustrativa/Pexels
Da Redação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um novo alerta para chuvas e fortes ventos em mais de 300 municípios da Bahia até a próxima quinta-feira (21/12). Cidades como Barreiras, Ipiaú e Mata São João também registraram chuvas de granizo nos últimos dias.

Por conta da adversidade climática, a Neoenergia Coelba reforçou as equipes em campo e está monitorando todo o sistema elétrico da Bahia em tempo real para atuar nas ocorrências provocadas pelos temporais. A distribuidora também alerta para os cuidados que devem ser tomados nestas situações.

Durante o período de temporais, a rede elétrica pode ser afetada por raios e queda de objetos e vegetações na rede elétrica provocada pelos fortes ventos. Por isso, a Neoenergia Coelba recomenda aos seus clientes a adoção de medidas preventivas quando estiver chovendo, reduzindo esses e outros riscos provocados pelas condições climáticas.

A Neoenergia Coelba reforça que somente os seus técnicos estão autorizados a intervir na rede elétrica. Para a comunicação em caso de ocorrências relacionadas à rede elétrica, os clientes devem entrar em contato com a distribuidora por meio do número 116.

Casa segura

Percebeu umidade em paredes próximas a circuitos elétricos e tomadas? Não se aproxime nem conecte eletrônicos em tomadas instaladas no local. Desligue a chave/disjuntor geral e evite o risco de choques elétricos.

Cuidados em alagamentos

Em caso de enchentes e alagamentos, a primeira atitude é desligar a chave geral/disjuntor geral da instalação. Caso o disjuntor esteja em uma área já alagada, chame a Neoenergia imediatamente, através do número 116.

Assim que o serviço for restabelecido, um profissional qualificado vai avaliar a instalação elétrica da sua residência antes de religar o disjuntor.

Choque elétrico

No caso de um acidente com choque elétrico, a primeira medida é desligar a fonte de energia. Em seguida, use um material não condutor de energia – plásticos, tecidos grossos, borracha ou madeira – e, sem tocar na vítima, afaste-a da fonte do choque.

Logo após, chame um serviço oficial de socorro. Manter a calma até a chegada dos profissionais também é fundamental.

Como evitar os choques elétricos:

Raios: Aparelhos como televisões, computadores e carregadores de celular devem ficar fora da tomada durante as tempestades.

Abrigos: Piscinas, árvores e marquises podem oferecer maior perigo durante as tempestades. Por isso, evite esses locais.

Cabos: Ao identificar um cabo desnivelado ou caído, ou até mesmo tocando em galhos de árvores, mantenha distância e acione imediatamente a Neoenergia, através do número 116.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!