Jovem de 18 anos passa mal ao descobrir que será mãe de quíntuplos; veja vídeo
Gestações de gêmeos são comuns na família do namorado de Sara
Imagine descobrir que está grávida e, na ultrassom, ser informada de que a espera não é por um(a) filho(a) apenas. Dois? Também não. Nem três, nem quatro. Cinco bebês. Idênticos. Trata-se de algo extremamente raro, com uma média de acontecimento de uma vez a cada 60 milhões de partos.
Porém, uma dessas raridades aconteceu em Nilópolis, no Rio de Janeiro, com a jovem Sara Campos, de apenas 18 anos, que chegou a passar mal quando soube que teria quíntuplos. O vídeo da descoberta, gravado pela mãe dela, na sala de ultrassom, logo viralizou nas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
Nas imagens é possível escutar o seguinte diálogo:
Médico: "Está vendo aqui? É outro coração"
Avó: "É mesmo? Meu Deus, dois..."
Médico: "Sério. Isso se não forem três. Estou achando que são três"
Nesse momento, Sara reage: "Não, moço, não...", mas o médico continua a contagem. "Três, quatro...", emenda, ao que a adolescente completa: "Está me dando falta de ar, mãe", e a gravação é interrompida.
Depois, em entrevista à afiliada da TV Globo no Rio de Janeiro, a jovem explicou: "Quando o médico disse que era um, depois dois, no terceiro eu já estava mal. Quinto, eu não ouvi ele falar". Sara disse, ainda, que sua maior preocupação é dar à luz. "Não sei como vai ser", afirmou.
Já o pai dos quíntuplos, o soldado da aeronáutica Renan Alves de Oliveira, disse que também passou mal quando foi surpreendido com a notícia. "Quando o médico disse que havia dois corações batendo, eu saí da sala. Quando voltei, o médico disse que eu tinha cinco. Assim que saí da sala, comecei a chorar, me sentindo mal, minha pressão arterial estava lá em cima", acrescentou.
Ao G1 do Rio de Janeiro, a avó das crianças, Claudia Maria Campos, revelou que estava feliz, mas que o riso foi de nervoso, na hora. "Vocês não têm noção do quanto eu estava nervosa", confessou.
No próximo dia 30 de novembro, a nova mamãe vai voltar para uma nova ultrassonografia. "Se confirmar que tem cinco na barriga, eu posso comemorar", afirmou Josafar da Silva, avô dos quíntuplos.
GENÉTICA
A família de Renan, namorado de Sara, tem diversos casos de gestações gemelares. Além de gêmeas, as irmãs dele, Regiane e Renata, também são mães de gêmeos. Mesmo assim, uma gravidez de quíntuplos, de forma natural, é raríssima, como afirmou o obstetra Rogério Gama ao G1 do Rio. Ele pontuou, ainda, que é preciso mais cuidado.
"Trata-se de uma gestação extremamente rara, em média um parto a cada 60 milhões são de quíntuplos em um saco gestacional só. Trata-se de uma gestação bastante complicada e tem que ser acompanhada por um serviço especializado", disse o médico.
Sara mora com os pais e sabe que não vai ter espaço no quarto dela para cuidar dos cinco filhos. Mesmo com total apoio da família, entende que precisará de toda ajuda possível, mas diz se sente feliz com a maternidade de múltiplos. "Sou sortuda por ter cinco crianças dentro de mim", reflete.
"Eu fico conversando com ela: 'Você tem noção de que são cinco crianças?'", comenta Claudia. Apesar do susto inicial, a avó vê como "muita bênção" recebida, um "presente de Natal".
A família criou uma perfil nas redes sociais para compartilhar a rotina da gestação: @gerando_quintuplos.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!