Primeira brasileira a ganhar um Grammy, cantora baiana Astrud Gilberto morre aos 83 anos
Garota de Ipanema ganhou fama na voz da artista e se tornou a segunda música mais tocada do mundo
A cantora soteropolitana Astrud Gilberto teve sua morte anunciada nesta terça-feira (6) pela neta Sofia Gilberto Oliveira. Aos 22 anos, a artista deu voz à versão em inglês da música Garota de Ipanema e ganhou fama internacional. A música, um hino da bossa nova, se consagrou como a segunda mais tocada em todo o mundo e rendeu um Grammy à cantora em 1965, o primeiro vencido por uma brasileira.
“A vida é linda, como diz a música, mas venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela hoje e está ao lado do meu avô João Gilberto”, escreveu Sofia, também artista, em seu perfil nesta madrugada.
Bossa nova e jazz
Nascida Astrud Evangelina Weinert em Salvador em 29 de março de 1940, adotou o sobrenome Gilberto ao se casar com o cantor e compositor João Gilberto, falecido em 2019. Astrud foi intérprete de bossa nova e do jazz americano, mas gravou composições próprias na década de 1970.
“Minha vovó Astrud Gilberto fez essa música pra mim, se chama Linda Sofia, inclusive ela queria que meu nome fosse Linda Sofia”, escreveu a neta Sofia Gilberto na rede social.
Até o momento, não há informação sobre o local da morte, a causa da morte e detalhes do velório.
*Com informações da Agência Brasil
LEIA MAIS: Grupo CCR Metrô visita estúdios e debate sobre novas tecnologias no Grupo Aratu
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!