Padroeiro dos pescadores e das viúvas, São Pedro é homenageado com celebrações em Salvador
A Solenidade de São Pedro e São Paulo é uma das celebrações mais importantes e antigas do calendário litúrgico, introduzida na liturgia no século II para lembrar o martírio dos dois santos.
A Solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo, colunas do cristianismo acontece, em Salvador, nesta quarta-feira (29/6), Dia de São Pedro, na Paróquia dedicada ao santo na Praça da Piedade.
A programação tem início com a alvorada às 6h30, seguida de Missas pelo Papa, às 7h; pelos comerciantes, comerciários e vendedores ambulantes, às 8h; pelos viúvos e pelas viúvas, às 9h; pelos idosos e pelos doentes, às 10h; pelos aniversariantes do dia e por pessoas com o nome Pedro, às 12h; e pelas pastorais, ministérios e movimentos, às 14h30.
Das 13h às 14h os fiéis participam da adoração ao Santíssimo Sacramento, e às 15h30 haverá procissão pelo centro da cidade. Os festejos serão encerrados com a celebração da Santa Missa campal, às 16h30, presidida pelo bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão.
Na Igreja São Pedro dos Clérigos (Terreiro de Jesus, no Pelourinho), a Irmandade São Pedro dos Clérigos também celebrará a Festa do Padroeiro neste dia 29 de junho. A Santa Missa Solene terá início às 12h, e será presidida pelo bispo auxiliar, Dom Valter Magno de Carvalho.
A CELEBRAÇÃO
A Solenidade de São Pedro e São Paulo é uma das celebrações mais importantes e antigas do calendário litúrgico, introduzida na liturgia no século II para lembrar o martírio dos dois santos. Foi colocada pela Igreja em 29 de junho para ocupar o lugar de uma antiga celebração pagã que exaltava as figuras de Rômulo e Remo, os mitos considerados fundadores da cidade de Roma. São Pedro e São Paulo foram os fundadores da Roma cristã. Pedro morreu provavelmente no ano de 64, crucificado de cabeça para baixo. Paulo morreu decapitado no ano de 67.
Na Arquidiocese de Salvador, apenas uma paróquia é dedicada a São Pedro, mas a Igreja São Pedro dos Clérigos e muitas outras comunidades paroquiais têm este santo como padroeiro. São Pedro é, ainda, padroeiro dos pescadores, porque era pescador; dos viúvos e viúvas, porque era viúvo; dos porteiros, porque Jesus Cristo lhe confiou as chaves do Reino dos céus; dos comerciantes e comerciários, porque a paróquia está localizada no centro da cidade, em área tradicionalmente comercial.
LEIA MAIS: Delegado que prendeu ex ministro Milton Ribeiro é exonerado do setor da PF que investiga políticos
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!