O Parque das Aves, localizado no destino turístico de Foz do Iguaçu, no Paraná, foi cenário de uma tragédia para a fauna local. Um ataque de duas onças resultou na morte de 172 flamingos. O incidente ocorreu na madrugada de terça-feira (9/11), quando as onças do Parque Nacional do Iguaçu invadiram a área dos flamingos e as atacaram.
Nem todas as aves morreram devido ao ataque direto dos felinos. Algumas não resistiram ao sofrer um estresse extremo diante da situação, um fenômeno chamado de miopatia de captura, como explicou o parque por meio de nota divulgada nas redes sociais. Restaram apenas quatro flamingos no Parque das Aves.
“Hoje é um dia muito difícil para a família Parque das Aves. É com enorme pesar que anunciamos a perda de 172 flamingos que viviam conosco. Na madrugada dessa terça-feira, duas onças do Parque Nacional do Iguaçu, Indira e seu filhote, Aritana, que está aprendendo a caçar, adentraram o recinto dos flamingos”, disse a instituição, em nota.
O parque anunciou luto de três dias e será reaberto na próxima sexta-feira (12/11). “Até lá, o permanecemos fechados, em luto diante da perda de quase todos os flamingos da nossa colônia”, explicou a administração. O Parque Nacional do Iguaçu e Parque das Aves são vizinhos, o que facilitou o ataque da dupla de onças.
A colônia de flamingos do Parque das Aves iniciou em 1995, com a chegada de 16 aves resgatadas. Essas aves foram tratadas e eventualmente, começaram a se reproduzir. Segundo o parque, o episódio deixará uma “cicatriz que ficará para sempre” na história. No entanto, seus responsáveis pretendem recomeçar a colônia dos flamingos.
LEIA MAIS: Câmara aprova PEC dos Precatórios em segundo turno; projeto segue para análise do Senado
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.
Fonte: Da redação