AO VIVO Últimas Notícias
08/08/2021 17h07 | Atualizado em 08/08/2021 17h12

Plataforma de currículos de pesquisadores é restabelecida, após pane

Após uma pane, o sistema caiu no dia 23 de julho e gerou apreensão na comunidade acadêmica

Plataforma de currículos de pesquisadores é restabelecida, após pane Foto: divulgação
Da Redação

A Plataforma Lattes, que reúne currículos e informações de grupos de pesquisas de pesquisadores e professores, mantida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), voltou ao ar.ebcebc

Após uma pane, o sistema caiu no dia 23 de julho e gerou apreensão na comunidade acadêmica. A Plataforma Lattes é utilizada em diversos processos acadêmicos como identificador e comprovador dos currículos e qualificações de pesquisadores e professores.

Segundo comunicado do CNPq divulgado neste sábado (7/8), a plataforma restabelecida permite que as pessoas atualizem e baixem os currículos. O informe, contudo, não traz informação sobre as causas que levaram ao problema no sistema e se houve alguma perda de dados.

Na sexta-feira (6) o presidente do órgão, Evaldo Vilela, publicou nas redes sociais do CNPq uma declaração sobre o processo de tentativa de recuperação dos dados. Ele afirmou que há uma migração de equipamentos antigos para novos.

“Compramos no fim do ano passado dois equipamentos novos de armazenamento. Começamos a migrar. Agora estamos continuando. O armazenamento antigo apagou de uma certa maneira, ele foi recuperado, mas está lento. Preservamos os dados mas temos que tratá-los com certa cautela”, disse Vilela.

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Fonte: Da redação