Geral

Sujou de novo! Após dois anos, resíduos de óleo voltam a aparecer no litoral baiano e preocupam órgãos ambientais

Na terça-feira (29/6), foram coletadas amostras do material recolhido, que estão sendo encaminhadas para análise do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM).

Por Da Redação

Sujou de novo! Após dois anos, resíduos de óleo voltam a aparecer no litoral baiano e preocupam órgãos ambientaisdivulgação/Marinha do Brasil

Resíduos de óleo foram identificados pela Marinha do Brasil na Praia de Itacimirim, que fica no Litoral Norte Baiano, a 78 km de Salvador. A situação foi observada, na última segunda-feira (28/6), pela Capitania dos Portos da Bahia.


Imediatamente, após tomar conhecimento do fato, uma equipe de militares da CPBA foi deslocada ao local a fim de avaliar as condições da área afetada, bem como iniciar a preparação para remoção dos resíduos.


Paralelamente, foi criado um grupo de trabalho entre a MB e representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Prefeitura Municipal de Camaçari.


Na terça-feira (29/6), foram coletadas amostras do material recolhido, que estão sendo encaminhadas para análise do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), que vai identificar se os vestígios apresentam o mesmo perfil químico dos resíduos oleosos que atingiram a costa brasileira, em 2019.


Cabe ainda informar que, após uma criteriosa avaliação feita pelos órgãos ambientais, foi iniciada na quarta-feira (30/6), uma operação de remoção dos resíduos que se encontram presos às rochas. Durante a ação, foram retirados cerca de 300 kg de material, que corresponde 60% dos resíduos identificados.


O material oleoso possui consistência pastosa rígida, aparecendo somente na maré baixa, misturado à areia da praia. As ações de remoção estão sendo realizadas de maneira cuidadosa, sob supervisão de pessoal técnico do IBAMA, INEMA e ICMBio.


A Marinha informa que caso aviste óleo nas praias, disque 185.


LEIA MAIS: Ladrão de pneus na Garibaldi deixa motoristas da região irritados com furtos constantes


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.