Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.
Uma portaria do Ministério da Educação, publicada nesta segunda-feira (28/12) no Diário Oficial, prevê a adesão de 54 escolas ao modelo cívico-militar em 2021. De acordo com o documento, serão duas em cada um dos estados e no Distrito Federal.
A adesão ao modelo é voluntária e a lista com os locais selecionados será divulgada no dia 25 de janeiro. Para participar do programa, as instituições devem ter entre 501 a mil matrículas nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio; atender aos turnos matutino e/ou vespertino; ter alunos em situação de vulnerabilidade social; desempenho abaixo da média estadual no Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica; e contar com a aprovação da comunidade escolar, por meio de consulta pública presencial ou eletrônica.
Em 2020, mais de 50 escolas aderiram ao piloto do programa, que prevê ainda 200 instituições no modelo cívico-militar até 2023. As secretarias estaduais de Educação continuam responsáveis pelos currículos escolares, mas cabe às Forças Armadas a atuação como monitores na gestão educacional.
LEIA MAIS: Conheça o simulador de nota de corte do Enem e veja como o processo é feito
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Fonte: Da redação, com informações da Agência Brasil