O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, suspendeu, nesta segunda-feira (14/12), os efeitos da resolução do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex), que zerou o imposto sobre importação de revólveres e pistolas. Fachin atendeu a pedido liminar feito pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Na solicitação, o PSB alegou que a medida da Camex iria "facilitar" o acesso da população a armas de fogo, além de representar renúncia fiscal em tempos de pandemia.
O ministro entendeu que a resolução se apresenta como contrária à Constituição da República. “Conclui-se pela verossimilhança da alegação de que a redução a zero da alíquota do imposto de importação sobre pistolas e revólveres, por contradizer o direito à vida e o direito à segurança, viola o ordenamento constitucional brasileiro”, declarou.
A decisão do ministro entra em vigor imediatamente, mas deverá ser submetida ao referendo plenário da Corte. Ainda cabe recurso contra a decisão.
LEIA MAIS: Com quase 500 relatos de violência, MP-BA registra seis denúncias de feminicídio por mês em 2020
Acompanhe todas as notícias sobre o coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.
Fonte: Da redação, com informações da Agência Brasil