AO VIVO Últimas Notícias
14/12/2020 20h53 | Atualizado em 14/12/2020 21h32

Ministro do STF suspende resolução que zerava imposto de importação de revólveres

Ministro do STF suspende resolução que zerava imposto de importação de revólveres

Ministro do STF suspende resolução que zerava imposto de importação de revólveres Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Da Redação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, suspendeu, nesta segunda-feira (14/12), os efeitos da resolução do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex), que zerou o imposto sobre importação de revólveres e pistolas. Fachin atendeu a pedido liminar feito pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Na solicitação, o PSB alegou que a medida da Camex iria "facilitar" o acesso da população a armas de fogo, além de representar renúncia fiscal em tempos de pandemia. 

O ministro entendeu que a resolução se apresenta como contrária à Constituição da República. “Conclui-se pela verossimilhança da alegação de que a redução a zero da alíquota do imposto de importação sobre pistolas e revólveres, por contradizer o direito à vida e o direito à segurança, viola o ordenamento constitucional brasileiro”, declarou.

A decisão do ministro entra em vigor imediatamente, mas deverá ser submetida ao referendo plenário da Corte. Ainda cabe recurso contra a decisão.

LEIA MAIS: Com quase 500 relatos de violência, MP-BA registra seis denúncias de feminicídio por mês em 2020

Acompanhe todas as notícias sobre o coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Fonte: Da redação, com informações da Agência Brasil