AO VIVO Últimas Notícias
27/11/2020 17h56 | Atualizado em 27/11/2020 18h05

Energia solar cresce em 118% na Bahia; Salvador, Barreiras, Lauro de Freitas, Camaçari e Amélia Rodrigues se destacam

Energia solar cresce em 118% na Bahia; Salvador, Barreiras, Lauro de Freitas, Camaçari e Amélia Rodrigues se destacam

Energia solar cresce em 118% na Bahia; Salvador, Barreiras, Lauro de Freitas, Camaçari e Amélia Rodrigues se destacam Foto: divulgação/Seinfra
Da Redação

A energia solar instalada baiana cresceu 118% na comparação de janeiro a outubro de 2020 com todo o ano passado, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (27/11).

A capacidade para produção energética a partir da fonte solar no estado aumentou de 63,2 MW para 138,3 MW no período. Aproximadamente 90% dos municípios baianos já possuem locais que tenham a presença de placas fotovoltaicas gerando a própria energia. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), as cidades com maior capacidade instalada são Salvador, Barreiras, Lauro de Freitas, Camaçari e Amélia Rodrigues. 

Os principais benefícios para implantação das placas em imóveis ou estabelecimentos comerciais são o financeiro e o ambiental. No financeiro, a redução do custo pode chegar a atingir o valor mínimo a ser pago na conta de luz. Sobre o meio ambiente, o aproveitamento energético de origem renovável e limpa contribui com o conceito de sustentabilidade.

Os parques eólicos Ventos de São Januário 01, 03, 04, 13, 14 e 22 e Serra do Vento e a usina fotovoltaica do Aeroporto de Salvador entraram em atividade neste semestre e contribuem na consolidação desse resultado. Hoje, são 32 empreendimentos solares e 178 eólicos em operação comercial no estado. Mais seis parques eólicos já estão em fase de teste e devem entrar em funcionamento nos próximos meses no território baiano.

LEIA MAIS: Polícia encontra 400 quilos de maconha que seriam distribuídos na Pituba, Nordeste, Camaçari e Simões Filho

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Fonte: Da redação