O pintor de automóveis Geronaldo Sousa, de 55 anos, morador de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS), utiliza todos os dias o transporte público para chegar ao trabalho. Porém, nem sempre a viagem é tranquila e sem "perrengues".
Em um vídeo gravado por ele por volta das 6h15 desta quinta-feira (6/8), o trabalhador mostra a falta de estrutura do coletivo da linha Ipitanga/Aeroporto, neste período chuvoso. "Olha a situação do carro de Lauro de Freitas: lotado, o teto sem tampa, chovendo e todos se molhando. O carro sai da garagem de manhã e está cheio de água, tudo molhado", reclama. "Pagamos caro [a passagem] de R$ 4,20 e temos que mostrar essa situação rídicula".
Ainda dentro do veículo, é possível escutar o motorista ameaçando parar. "Vou 'botar' vocês aqui e vocês esperam outro", diz o rapaz. As pessoas então pedem para o homem continuar o trajeto. Geronaldo relata que é "preciso mostrar esssa situação", mas fala que o motorista "não tem culpa".
Chuva dentro de ônibus em Lauro de Freitas. pic.twitter.com/RJgijliDOh
— Aratu On (de ??) (@aratuonline) August 6, 2020
Em conversa com o Aratu On, o pintor reforça que a situação é constante. "Pego esse ônibus todos os dias para trabalhar em Salvador e eles estão acabados, velhos, cheios de baratas, pneus carecas. Fico mais de 1h esperando o transporte", lembra. "O teto do carro estava molhando e as pessoas foram para o fundo. Aí a gente fica doente, e aí?"", questiona sobre a ida ao trabalho nesta manhã.
Geronaldo destaca que o motorista falou em parar o coletivo em um ponto de ônibus para que as pessoas pegassem outro, mas eles não quiseram. "Já estava todo mundo atrasado para o trabalho e pedimos para ele continuar.
O Aratu On tentou contato com a Secretaria de Trânsito e Transporte da Prefeitura de Lauro de Freitas, mas até o fechamento desta matéria não obeteve resposta.
*Sob supervisão do editor, Jean Mendes
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003
Fonte: Larissa Couto*