AO VIVO Últimas Notícias
29/07/2020 12h48 | Atualizado em 29/07/2020 13h09

Polícia acha celulares com detento baiano que teria ligação com o PCC

Polícia acha celulares com detento baiano que teria ligação com o PCC

Polícia acha celulares com detento baiano que teria ligação com o PCC Foto: divulgação / Ministério Público
Da Redação

Dezessete celulares foram apreendidos na terça-feira (28/7) no Conjunto Penal de Jequié, a 366 km de Salvador, como parte da “Operação Flashback II”. A ação foi realizada em diferentes estados do Brasil para combater o principal núcleo da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

As apreensões foram feitas durante cumprimento de mandado de busca e apreensão em celas que estariam relacionadas a um preso específico, que teria conexões com a facção criminosa de abrangência nacional. Segundo o Ministério Público da Bahia (MP), três dos aparelhos estariam na cela do próprio detento. Os celulares apreendidos na Bahia serão remetidos para o MP de Alagoas, que dará prosseguimento às investigações.

A ação na Bahia foi conduzida pelo Grupo de Apoio Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pela 2ª Promotoria de Justiça de Jequié, em conjunto com o Grupo de Segurança Institucional (GSI) da Secretaria de Administração Prisional (Seap). A operação teve o apoio da Polícia Militar, por meio da Companhia Independente de Polícia Central (CIPE/Central). 

OPERAÇÃO

A “Flashback II” é fruto de uma atuação conjunta do Ministério da Justiça e Segurança Pública com o Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas. 

Além da Bahia, nessa fase, que é um desdobramento da primeira, a operação cumpriu 212 mandados de prisão, busca e apreensão em 71 municípios dos estados de Alagoas, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Piauí, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais. O Nordeste foi o foco da operação, concentrando 179 do total dos mandados. Nesta etapa, as investigações apontaram para o aumento do número de mulheres ligadas ao PCC, com um avanço na ocupação de cargos de chefia na facção criminosa. 

LEIA MAIS: Polícia prende um e localiza submetralhadora após correria dentro de manguezal na Bahia

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Fonte: Da redação