Quase 300 pessoas são diagnosticadas com doenças sexualmente transmissíveis no carnaval de Salvador
Quase 300 pessoas são diagnosticadas com doenças sexualmente transmissíveis no carnaval de Salvador
O balanço final do projeto 'Fique Sabendo', que fornece exames de doenças sexualmente transmissíveis no carval de Salvador, foi divulgado nesta quarta feira (26/2).Este ano, 245 pessoas foram diagnosticadas, sendo HIV (43), sífilis (187), além das hepatites B e C (15); no último carnaval foram 249 pacientes reagentes para uma das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's).
De acordo com a Prefeitura de Salvador, essa é uma redução nos casos positivos de IST's durante os seis dias oficiais do carnaval de Salvador, se comparado com a folia de 2019. No entanto, as ocorrências de HIV tiveram um aumento expressivo em relação ao ano passado, foram 43 indivíduos em 2020; quase o dobro dos pacientes do ano passado quando 26 pessoas tiveram o diagnóstico positivo.
Já a sífilis quebrou uma sequência de três anos com o número de casos estáveis e obteve uma redução de 9% com 187 testes positivos contra os 206 detectados em 2019. O mesmo se aplica para as hepatites que reduziram em 50% o índice de infectados, no mesmo período.
Ainda de acordo com os dados da prefeitura, a procura nas unidades municipais elevou o nível este ano, mais de 190 pessoas buscaram o serviço em relação ao último ano, um total de 1.716 foliões foram beneficiados com a testagem.
Os pacientes reagentes para sífilis iniciaram o tratamento no próprio circuito da folia. Já os usuários com sorologia positiva para outras DSTs foram encaminhados para unidades de referência para tratamento gratuito integral.
LEIA MAIS: Muquiranas danificam camarote e seguranças são acusados de jogar spray de pimenta no bloco
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.