Geral

Quase 300 pessoas são diagnosticadas com doenças sexualmente transmissíveis no carnaval de Salvador

Quase 300 pessoas são diagnosticadas com doenças sexualmente transmissíveis no carnaval de Salvador

Por Da Redação

Quase 300 pessoas são diagnosticadas com doenças sexualmente transmissíveis no carnaval de Salvadordivulgação

O balanço final do projeto 'Fique Sabendo', que fornece exames de doenças sexualmente transmissíveis no carval de Salvador, foi divulgado nesta quarta feira (26/2).Este ano, 245 pessoas foram diagnosticadas, sendo HIV (43), sífilis (187), além das hepatites B e C (15); no último carnaval foram 249 pacientes reagentes para uma das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's).


De acordo com a Prefeitura de Salvador, essa é uma redução nos casos positivos de IST's durante os seis dias oficiais do carnaval de Salvador, se comparado com a folia de 2019. No entanto, as ocorrências de HIV tiveram um aumento expressivo em relação ao ano passado, foram 43 indivíduos em 2020; quase o dobro dos pacientes do ano passado quando 26 pessoas tiveram o diagnóstico positivo.


Já a sífilis quebrou uma sequência de três anos com o número de casos estáveis e obteve uma redução de 9% com 187 testes positivos contra os 206 detectados em 2019. O mesmo se aplica para as hepatites que reduziram em 50% o índice de infectados, no mesmo período.


Ainda de acordo com os dados da prefeitura, a procura nas unidades municipais elevou o nível este ano, mais de 190 pessoas buscaram o serviço em relação ao último ano, um total de 1.716 foliões foram beneficiados com a testagem.


Os pacientes reagentes para sífilis iniciaram o tratamento no próprio circuito da folia. Já os usuários com sorologia positiva para outras DSTs foram encaminhados para unidades de referência para tratamento gratuito integral.


LEIA MAIS: Muquiranas danificam camarote e seguranças são acusados de jogar spray de pimenta no bloco



Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.