Geral

Concurso da PM baiana terá, em média, 78 pessoas concorrendo por uma vaga; veja números

Concurso da PM baiana terá, em média, 78 pessoas concorrendo por uma vaga; veja números

Por Da Redação

Concurso da PM baiana terá, em média, 78 pessoas concorrendo por uma vaga; veja números Alberto Maraux/divulgação

O concurso público para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da Bahia alcançou 112.335 inscrições. Esta é  a segunda vez que o Governo do Estado abre vagas para as duas corporações. Desse total, 99.560 pessoas disputam as mil para soldado da Polícia Militar e 12.775 competem pelas 250 vagas para o Corpo de Bombeiros Militar. Os selecionados ingressarão em 2020. 


As 900 vagas da PM destinadas aos homens receberam 70.468 inscrições, um total geral de 78 pessoas por vaga. O detalhe é que, 30.707 candidatos se auto declararam afrodescendentes e disputam, então, pelas 270 oportunidades reservadas para negros. Enquanto isso, as 100 vagas reservadas para mulheres obtiveram 29.092 candidaturas e 10.594 inscritas se disseram pretas e concorrem a 30 vagas destinadas para essa cota.


As oportunidades para o BM obtiveram 8.399 inscrições de homens dispostos a concorrer a 207 vagas. Destes, 3.351 lutam pelas 66 vagas endereçadas aos negros. Vagas reservadas para mulheres conquistaram 4.376 candidaturas, sendo que 1.495 delas disputam as 11 reservadas às negras.


Vale ressaltar que, os aprovados poderão escolher atuar nas cidades de Santana, Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Jequié, Juazeiro, Itaberaba, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Barreiras, Teixeira de Freitas, Alagoinhas ou Salvador.  Além das 1.250 vagas ofertadas pelo edital, serão providas outras 1.250 vagas no ano de 2021 entre os candidatos classificados.


A seleção é composta por duas etapas: a primeira conta com provas objetivas de conhecimentos gerais e de conhecimentos específicos. Já a segunda etapa compreende prova discursiva. As duas têm caráter eliminatório e classificatório. Uma vez habilitado para o curso de formação, seja da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros Militar, o candidato irá ingressar no quadro das corporações como aluno soldado. Quando tiver concluído o curso e, posteriormente, lotado na região de sua escolha, o soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar terão carga horária de 40 horas semanais.


LEIA MAIS: Número de união de gays dispara após eleição de Bolsonaro; Bahia registra recorde de casamentos


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.