O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na manhã desta segunda-feira (2/12), no Twitter, que vai retomar as tarifas sobre aço e alumínio vindos de Brasil e Argentina. O republicano afirmou que a medida será tomada por causa da desvalorização das moedas dos dois países sul-americanos em relação ao dólar.
“Brasil e Argentina estão promovendo uma desvalorização massiva de suas moedas, o que é ruim para os nossos fazendeiros. Portanto, tendo efeito imediato, eu vou restaurar as tarifas sobre aço e alumínio que são importados aos Estados Unidos desses países”, escreveu Trump na rede social.
O real desvalorizado favorece as exportações, já que fica “mais barato” para países com uma moeda forte – como os Estados Unidos – comprar produtos brasileiros.
O presidente americano ainda cobrou que o Federal Reserve, o banco central do país, tome medidas semelhantes para que, nas palavras dele, “países não tirem vantagem do dólar forte para desvalorizar ainda mais suas moedas”. “Isso torna muito difícil para os nossos produtores e fazendeiros exportar as suas mercadorias de forma justa.”
LEIA MAIS: Em Maceió, Bahia ganha do CSA após sequência de nove jogos sem vencer
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.
Fonte: Da redação, com informações da Veja