Um incêndio atingiu a Catedral de Notre-Dame, em Paris, nesta segunda-feira (15/4). O fogo foi relatado primeiro por usuários em redes sociais. A emissora France 2 afirmou que a polícia está tratando o caso como um acidente e que estaria relacionado a obras de restauração que data de 1163. A catedral passa por um processo de restauração em sua torre estimado em US$ 6,8 milhões (R$ 26,8 milhões). A torre central estava rodeada por um andaime.
Na semana passada, guindastes retiraram várias estátuas da torre. E em 2018 a Igreja Católica na França lançou um apelo urgente por fundos para salvar a catedral, que estava começando a desmoronar. Rachaduras estavam aparecendo no edifício, ameaçando levar a um colapso da estrutura.
LEIA MAIS: Governo concede passaporte diplomático a Edir Macedo; religioso já recebeu documento
O presidente francês, Emmanuel Macron, cancelou um discurso que faria nesta tarde sobre a crise dos “coletes amarelos” – manifestantes contrários a seu governo que há meses tomam as ruas do país em protestos – em virtude do incidente.
A polícia isolou a área e retirou os turistas da catedral, que recebe cerca de 13 milhões de visitantes por ano, quase o dobro do público recebido pela Torre Eiffel, outro ponto turístico muito visitado na capital francesa.
Uma grande operação dos bombeiros está tentando controlar as chamas, que afetam sobretudo a torre central da catedral, visitada por milhares de pessoas todos os dias.
It?s getting worse. But the fire brigade has turned up. Hard to see how the tackle this. The plume of smoke is already 100s of feet long. pic.twitter.com/5LBf2odKka
? Shiv Malik (@shivmalik) 15 de abril de 2019
Fonte: Da redação