Papa Francisco pede perdão por abusos sexuais cometidos por padres
Papa Francisco pede perdão por abusos sexuais cometidos por padres
O Papa Francisco pediu, em nome da Igreja Católica, perdão pelos casos de abuso sexual de crianças e adolescentes cometidos por padres. Em sua prece, o pontífice pediu à Nossa Senhora que interceda pelos sobreviventes desses abusos, e que ajude o clero na reparação de ?tanta violência?.
A declaração feita neste domingo (26/8) no Santuário Mariano em Knock, na Irlanda, durante o Encontro Mundial da Família. O pontífice voltou a citar o escândalo dos abusos ocorridos na Irlanda e agradeceu pelos ?progressos ecumênicos e pelo significativo crescimento de amizade e colaboração entre as comunidades cristãs? no país.
Ao pedir perdão pelo que classificou de ?chaga aberta?, disse caber à Igreja ser firme e decidida na busca da verdade e da justiça.
A viagem do papa para o Encontro Mundial da Família acontece depois de um novo escândalo que atingiu a Igreja Católica com a publicação pela Suprema Corte da Pensilvânia, nos Estados Unidos, de um relatório que documenta 300 supostos casos de “sacerdotes predadores” sexuais nesse estado e identifica cerca de mil crianças e adolescentes como vítimas desde os anos 40.
A ferida dos abusos ainda está aberta na Irlanda, onde dezenas de padres molestaram menores e a hierarquia católica encobriu sistematicamente as denúncias para evitar o escândalo em um período compreendido entre 1975 e 2004.
LEIA MAIS: Tetraplégico apontado por chefiar tráfico de drogas é preso com mais de R$17 mil
LEIA MAIS: SIMM oferece cursos de qualificação profissional gratuitos a partir desta segunda
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline