O governo federal anunciou nesta quarta-feira (28/2) a liberação de 1 bilhão para financiar três diferentes programas para formação de professores: : o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), o Programa de Residência Pedagógica e a Universidade Aberta do Brasil (UAB). O investimento faz parte da Política Nacional de Formação de Professores.
Segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho, o financiamento irá revigorar o Pbid, que já existir, envolvendo, além das instituições de ensino superior, também as secretarias estaduais e municipais. Serão oferecidas 190 mil novas bolsas. Destas, 45 mil serão destinadas ao Pibid, 45 mil para o programa de Residência Pedagógica e 100 mil para a UAB.
Com o objetivo de promover a iniciação do estudante no ambiente escolar, ainda durante a graduação, o Pibid é voltado para alunos de licenciatura que estão na primeira metade do curso. Já a residência pedagógica é uma modernização do (Pibid) e visa melhorar a avaliação dos futuros professores, que terão um acompanhamento periódico. O programa da UAB oferece cursos de formação a distância para professores já em exercício, em especial para aqueles que atuam em área diferente de sua formação. Os editais correspondentes à oferta das bolsas serão publicados na quinta-feira (1/3) e começarão a ser pagos em agosto.
LEIA MAIS: DIREITOS: Pacientes renais crônicos podem ser considerados pessoas com deficiência
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.
Fonte: Da redação com informações da Agência Brasil