AO VIVO Últimas Notícias
20/01/2018 14h30 | Atualizado em 20/01/2018 14h31

PREVENÇÃO: Saiba o que fazer para evitar acidentes domésticos com crianças nas férias

PREVENÇÃO: Saiba o que fazer para evitar acidentes domésticos com crianças nas férias

PREVENÇÃO: Saiba o que fazer para evitar acidentes domésticos com crianças nas férias Foto: Aratu Online
Da Redação

Em período de férias, todo mundo só quer saber de relaxar, descansar e aproveitar ao máximo, não é mesmo? Porém, essa época exige alguns cuidados, principalmente quando se tem crianças por perto, que mexem em tudo e exploram o ambiente à sua volta.  Para que isso não vire uma tragédia, é preciso adotar medidas simples de segurança.

Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, a maioria das quedas até os 9 anos de idade, por exemplo, se deu no ‘lar doce lar’. Além delas, aspirações de objetos estranhos e afogamentos lideram o ranking dos atendimentos de crianças de 1 a 4 anos nos prontos-socorros nesta época do ano.

1. Instale grades ou redes de proteção nas janelas, sacadas e mezaninos. Não deixe cadeiras, camas e bancos perto de janelas, pois as crianças podem escalar e se debruçar.

page 90

2. Cuidado com chão liso e tapetes. Na maioria das quedas infantis atendidas nos postos do SUS, as crianças caíram do mesmo nível, ou seja, as quedas foram causadas por tropeções, pisadas em falso ou desequilíbrios.

3. Crianças com menos de 6 anos não devem dormir em beliches. Se não houver outro local, instale grades de proteção nas laterais.

4. Quando for trocar fralda, mantenha sempre uma mão segurando o bebê. Nunca deixe um bebê sozinho em mesas, cama e outros móveis, mesmo que seja por um instante.

5. Cubra as tomadas com protetores específicos. Cuidado: as queimaduras elétricas podem ser graves

 

page 85

6. Não deixe o ferro de passar quente ao alcance da criança, mesmo que esteja desligado

page 87

7. Os cabos das panelas devem ficar virados para dentro do fogão

page 86

8. Use protetores nas portas para evitar que a criança prenda a mão ou dedos 

page 92

9. Para uma criança se afogar, bastam 2,5 cm de profundidade. Cuidado com água em baldes e tanques, além de vasos sanitários e piscinas sem proteção adequada

10. Antes do banho, teste a temperatura da água da banheira com a parte interna do cotovelo

11. Nunca deixe remédios ao alcance das crianças, nem faça associação de medicamentos com doces 

page 89

12. Não coloque produtos de limpeza em embalagens de alimentos e refrigerantes. A criança pode confundir e ingerir. Evite também deixá-los na parte de baixo de pias e armários. 

page 88

 

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/televisaoaratu.

 

 

Fonte: Da redação