PROJETO MILIONÁRIO: Entorno da Igreja do Bonfim será requalificado, anuncia ACM Neto
PROJETO MILIONÁRIO: Entorno da Igreja do Bonfim será requalificado, anuncia ACM Neto
O entorno da Igreja do Bonfim, em Salvador, será requalificado. A ordem de serviço para as obras foi assinada pelo prefeito ACM Neto nesta quarta-feira (10/1).
A iniciativa vai complementar um outro projeto, denominado Caminho da Fé, na Avenida Dendezeiros, cujo contrato para garantia dos recursos foi assinado com a Caixa Econômica Federal, na mesma cerimônia. Ao todo, os dois projetos demandarão investimentos da ordem de R$ 28 milhões, entre recursos municipais e federais.
“Com a conclusão dessa licitação, vamos iniciar as obras de recuperação da Colina Sagrada, assegurando um novo visual, um novo aspecto a essa região, que é o coração da fé do povo baiano. A Prefeitura vai acompanhar de perto, pois sabemos o quanto é importante essa área para o turismo da cidade, para a vida religiosa de Salvador. Será, portanto, uma obra acompanhada com toda atenção e carinho pela Prefeitura”, afirmou o prefeito.
LEIA MAIS: Mulher é morta a tiros por dupla em moto dentro de conjunto habitacional em Salvador
O prazo previsto para entrega é de 12 meses. Os projetos urbanísticos ? da requalificação da região da Colina Sagrada e do Caminho da Fé ? são coordenados pela Fundação Mário Leal Ferreira. Serão ampliados os limites da Praça do Largo para dar a sensação de continuidade das escadarias da igreja.
Integrada ao conjunto de casas do entorno, será criado o Abrigo de Velas, um espaço próprio para os fiéis acenderem velas e eliminar riscos de incêndio na igreja. Também será disponibilizado o espaço de distribuição de água benta, com a função de ofertar aos visitantes o acesso à água santificada.
PEREGRINAÇÃO
A requalificação da Colina Sagrada vai complementar o chamado Caminho da Fé ? projeto que vai transformar a Avenida Dendezeiros, que liga o Memorial de Irmã Dulce (Largo de Roma) à Basílica do Bonfim (Bonfim), em um local de peregrinação de fiéis e que vai impulsionar o turismo religioso na capital baiana. Com recursos na ordem de R$11 milhões, oriundos do Ministério do Turismo, o projeto pretende requalificar 1,1km de extensão de via.
A ideia é priorizar o uso do pedestre, ampliando os passeios com faixas de circulação, arborização da área, iluminação pública, com foco na acessibilidade universal. Dentre os itens a serem implantados está uma faixa de jardim no mesmo nível do passeio, com área permeável, disposta ao longo de toda a avenida.
O paisagismo contará com a manutenção das árvores existentes e que estejam em bom estado, além do plantio de mais dendezeiros. Ao longo do trajeto, serão implantados bancos e totens.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/televisaoaratu.