METE DANÇA: Startup baiana se multiplica e gera 130 milhões de visualizações por mês na Internet
METE DANÇA: Startup baiana se multiplica e gera 130 milhões de visualizações por mês na Internet
Você já foi à uma festa e se deparou com várias pessoas dançando a mesma coreografia de determinada música? Talvez a Fitdance esteja por trás disso. Criada em 2014 pelos irmãos baianos Fabio e Bruno Duarte, a empresa é uma startup que atua no mercado de dança e ‘lifestyle’ (estilo de vida, em inglês). Com mais de cinco milhões de inscritos em seu canal oficial no Youtube, o FitDanceTV, já ultrapassou a marca de 1 bilhão de views.
LEIA MAIS: PAUSA: Após sair do FitDance, Lore Improta anuncia afastamento do Domingão do Faustão
Tudo começou com a ideia de unificar a dança coreografada no Brasil, como explicou Fabio Duarte. “A mesma coreografia na academia no Pará é praticada em Recife, na Bahia, Rio de Janeiro, Mato Grosso e por aí vai”, disse o fundador, ressaltando que o principal objetivo é o de “levar alegria para as pessoas por meio da atividade”.
A modalidade também é muito procurada por quem quer se exercitar de forma prazerosa, a exemplo da estudante Laise Santos, 23. “Sempre gostei de dançar, desde novinha. Quando vi um espaço que mesclava músicas atuais com passos que faziam perder calorias, quis conhecer”, disse ao Aratu Online. Por um tempo, ela praticava em uma academia de Salvador, mas, atualmente, utiliza a tática dos vídeos.
Para propagar a marca, a tecnologia é peça fundamental. Prova disso são os mais de 130 milhões de visualizações mensais no canal oficial no Youtube. Tal visibilidade faz com que artistas, vez ou outra, lancem seus hits primeiramente com a FitDance, como Bumbum Granada, dos MCs Zaac e Jerry, e Metralhadora, da banda Vingadora.
LEIA MAIS: DANÇA MATERNA: Pelo ritmo corporal, mães criam vínculos com bebês e fortalecem sentimento
O alcance internacional também acontece. Neste ano, a cantora Katy Perry divulgou um lyric video de ‘Swish Swish’, estrelado por Gretchen e produzido e coreografado pela empresa. As imagens contam ainda a participação de Fabio Duarte e outros integrantes do movimento.
Assista abaixo
Já em espaço físico, a empresa está inserida em mais de 10 mil academias espalhadas por todo o país, com projeção de expansão para outras nações. “Estamos passando por um processo de internacionalização da marca. Chegamos na Argentina e estamos chegando em outros países como Estados Unidos e Portugal”, afirmou Fabio.
Segmentação
Para dar conta do crescimento e agradar diversos públicos, a FitDance criou mais canais com conteúdos exclusivos no Youtube. Portanto, hoje, além do canal principal, há o ‘Life‘, com músicas latinas e internacionais; o ‘Kids‘, cujo foco é o público infanto-juvenil; o ‘Channel‘, exclusivo para hits indianos; e, ainda, o ‘Swag‘, voltado para um público que curte a dança de rua e coreografias mais avançadas.
Confira alguns vídeos abaixo.
Life
Kids
Channel
Swag
Para além das aulas
O que antes era feito apenas na Internet ganhou um espaço na TV fechada. Semanalmente, novas coreografias são veiculadas no quadro TVZFitDance, do canal Multishow. Não obstante, a marca ainda conta com uma loja virtual e participa de shows e eventos, como aconteceu no Arraiá do Galinho, do Grupo Aratu, em junho deste ano.
LEIA MAIS: NINGUÉM PARADO: FitDance inicia segunda noite do Galinho e público METE DANÇA
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/televisaoaratu