FORA DA CAIXINHA: Conheça a feirense bailarina, publicitária e atriz que dá voz ao metrô de Salvador
FORA DA CAIXINHA: Conheça a feirense bailarina, publicitária e atriz que dá voz ao metrô de Salvador
Ela fala aos soteropolitanos todos os dias. De manhã, de tarde e de noite, passa informações importantes para os usuários do sistema metroviário de Salvador. Nas caixas de sons nos vagões dos trens, ela surge entre uma estação e outra dando as informações em nome da CCR, empresa que administra o metrô da capital baiana. Difícil encontrar alguém que não tenha escutado a voz dela pelo menos uma vez na vida.
Natural de Feira de Santana, Adelena Rios já foi ouvida em campanhas eleitorais do então prefeito ACM Neto e hoje é a voz que dá os informes no metrô de Salvador, obra do governo do Estado.
Mas Adelena não se resume apenas à voz nas cabines dos trens que fazem as linhas 1 e 2 do transporte soteropolitano. Filha de um ex-funcionário da Polícia Rodoviária Federal e uma ex-comerciante de transportes, Adelena se intitula “artista multimídia”.
Aos 39 anos é publicitária, bailarina, atriz, professora de ioga, dubladora e mãe de dois filhos.
Trajetória
Tudo começou ainda na faculdade, quando a artista cursava Comunicação Social na Universidade Católica do Salvador (Ucsal). Adelena passou a brincar com a voz nos experimentos das oficinas dentro dos laboratórios de audiovisual. Foi nessa época também que ela conheceu o grupo de teatro ACBEU, onde se apaixonou pela arte e aprendeu a unir a voz ao corpo.
Quando se formou em publicidade, Adelena se dividia entre os trabalhos em agências, a atuação em um grupo teatral, onde permaneceu por oito anos, e atividades em locução, fazendo jingles para alguns clientes. Sempre sedenta por arte, nesse período resolveu estudar dança pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), onde pode conviver com coreógrafos da Europa, Estados Unidos e África.
“O foco do meu trabalho sempre foi desenvolver pouco a pouco a minha voz, me conhecendo, aprendendo como eu poderia refinar ela e adaptar a qualquer trabalho, criando harmonia com o corpo”.
A boa forma vocal, no entanto, vem de outra atividade. Professora de Ioga Nidra — técnica que utiliza a voz para conduzir a concentração — há cinco anos, a artista acredita que o auto conhecimento e a relação que tem com a Bahia ajudou a desenvolver uma voz mais estruturada e característica.
“A voz do metrô”
Ouça a primeira gravação para o metrô de Salvador:
A produtora que cuida da carreira de Adelena foi quem fez a mediação entre a artista e a locução do metrô. A CCR Metrô Bahia decidiu mudar o perfil da voz que representaria a empresa e solicitou uma voz mais baiana.
“Eles queriam uma voz que lembrasse os baianos, mas nada muito caricato. Gravei o texto que me mandaram e enviei para a produtora”, conta. Adelena diz ainda que só esteve no metrô uma vez, mas apenas para entender elementos técnicos e o encaixe da voz.
Sobre ser a dona da fala que dá o tom suave e alegre ao “oi” nas cabines do metrô sempre de domingo a domingo, de 5h às 0h, Adelena acha engraçado a curiosidade das pessoas. “Eu entendo essa curiosidade, sempre fui muito ligada à vozes e também ficaria assim”. Questionada sobre ser ‘reconhecida’ pelas pessoas mais próximas, a artista nega. “As gravações exigem uma postura diferente na voz, no dia a dia é outra coisa”.
Nas redes sociais, Adelena mostra um pouco dos seus trabalhos e encanta com os cachos loiros, o sorriso largo e, principalmente, com a voz marcante que faz companhia aos soteropolitanos sem nem mesmo conhecê-la.
Conheça Adelena Rios:
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/televisaoaratu.