ALÍVIO: Deputados aprovam proposta que reduz cobrança de água quando fornecimento for interrompido
ALÍVIO: Deputados aprovam proposta que reduz cobrança de água quando fornecimento for interrompido
Deputados federais da Comissão de Desenvolvimento Urbano aceitaram uma proposta que prevê diminuição da cobrança de abastecimento de água feita por estimativa de consumo proporcional ao período de interrupção do fornecimento. Pelo texto, o desconto não é válido quando a interrupção for causada pelo próprio usuário.
O texto aprovado é um substitutivo do deputado Miguel Haddad (PSDB-SP) ao Projeto de Lei 4005/15, do deputado Rômulo Gouveia (PSD-PB). O texto original estabelecia desconto sobre o valor da tarifa mínima mensal do serviço de água e esgoto, proporcional ao dia sem fornecimento de água.
Segundo Haddad, a proposta original trata de forma idêntica os consumidores com e sem hidrômetro. ?Quem tem hidrômetro já deixa de pagar pela água que não chega à sua torneira?, disse, ao ressaltar que a conta do usuário com cobrança baseada em estimativa de consumo não segue a mesma regra.
Haddad incluiu a regra na Lei de Saneamento Básico (Lei 11.445/07), que estabelece diretrizes nacionais para o setor. A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Trabalho, Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.