PRAIA: SALVAMAR monta esquema especial para os dias de folia; Nesta quinta-feira (4/02) já foram 33 ocorrências
PRAIA: SALVAMAR monta esquema especial para os dias de folia; Nesta quinta-feira (4/02) já foram 33 ocorrências
A combinação carnaval, álcool e mar tem deixado o Salvamento Marítimo da Prefeitura de Salvador (Salvamar) em estado de alerta. Somente no primeiro dia de folia, entre a última quarta-feira (3/02) e as 17h de ontem (4/02), foram registradas 33 ocorrências de pré-afogamentos.
Para preservar a vida dos foliões e o risco de afogamentos, o Salvamar montou seis postos no Circuito Dodô, entre Ondina e o Farol da Barra. Segundo o João Luis Moraes, coordenador do órgão municipal, o folia precisa redobrar a atenção e evitar riscos desnecessários. ?O povo tem essa cultura de passar a noite na rua e vir tirar a ressaca na praia?, aponta João, que faz o alerta quanto as sinalizações. “Os pontos mais perigosos são sinalizados com bandeiras vermelhas e a orientação é para que os banhistas peçam informações antes de entrar no mar”.
De acordo com o órgão, que é vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), as praias que registram mais ocorrências são Piatã e Jaguaribe, por causa das pedras, buracos e fortes correntes de retorno. A região de Flamento e Itapuã também são consideradas perigosas. Já as praias de Periperi e Pedra Furada, Cantagalo, Amaralina, Patamares e Farol de Itapuã foram apontadas como impróprias para banho.