AO VIVO Últimas Notícias
28/10/2015 20h27 | Atualizado em 28/10/2015 19h56

FAO reúne países latinos para discutir agricultura familiar na Conab

FAO reúne países latinos para discutir agricultura familiar na Conab

Da Redação

Representantes de 14 países da América Latina e do Caribe iniciaram hoje (28), em Brasília, uma reunião de dois dias para discutir oportunidades e desafios para a agricultura familiar, suas cooperativas, associações, e os sistemas públicos de abastecimento.

O encontro faz parte do acordo que a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) assinou com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) há dois meses, de modo a promover o abastecimento sustentável, desenvolvimento da agricultura familiar, segurança alimentar e nutricional, desenvolvimento rural e as compras governamentais na região.

Na instalação da reunião, no auditório da Conab, o representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic, informou que o encontro é o início do diálogo para identificar interesses comuns no abastecimento alimentar por meio de empresas públicas, na promoção da agricultura familiar nas ações de segurança alimentar e nutricional e no desenvolvimento inclusivo do comércio intrarregional de alimentos.

Presidente em exercício da Conab, Lineu Olímpio de Souza lembrou que a FAO disponibilizou US$ 450 mil (cerca de R$ 1,8 bilhão a preços de hoje) para fortalecer sistemas públicos de comercialização e abastecimento de alimentos na região. Os recursos são parte dos esforços internacionais de erradicação da fome e da insegurança alimentar.

A reunião prossegue amanhã (29), na Conab do Setor de Indústria e Abastecimento, com presença de representantes de países da América do Sul, além do Panamá, Costa Rica, Nicarágua, México, San Vicente e Granada. Os dois últimos ficam nas Pequenas Antilhas.

Fonte: Da Agência Brasil