Servidores do Judiciário decidem pelo fim da greve
Servidores do Judiciário decidem pelo fim da greve
Os servidores do Poder Judiciário do estado da Bahia realizaram, na manhã desta sexta-feira (4), uma assembleia na Quadra de Esportes do Sindicato dos Bancários e decidiram pelo fim da greve. A categoria retorna às atividades na próxima terça-feira (8), logo após o feriado da Independência. O movimento já durava 35 dias.
De acordo com a direção do sindicato, a volta ao trabalho foi motivada pelo avanço nas negociações. Neste ponto, destaca-se a aprovação do Projeto de Lei de reposição salarial da categoria na última quarta-feira (02), na Assembleia Legislativa da Bahia, no percentual de 6,41%, em duas parcelas. A primeira de 3,5% em setembro, com retroativo a março, e a segunda parcela de 2,81% a partir de novembro.
Apesar disso, os trabalhadores mantiveram o estado de greve e têm nova assembleia marcada para o dia 02 de outubro. Isto porque, eles cobram o pagamento da Gratificação por Atividade Externa (GAE), o que foi garantido pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), bem como o recebimento da última parcela de implementação no percentual de 5%, conforme previsto no Plano de Cargos e Salários (Lei 11.170/2008).
Os servidores do Judiciário ainda brigam por outros pontos da pauta de reivindicação, relativos a pagamentos, indenizações de transportes dos funcionários e efetivação dos processos de substituições. “Os pontos principais de pauta foram acatados. Os outros pontos não desistiremos, mas é necessário saber entrar e sair de uma greve de cabeça erguida?, avaliou a presidente do Sinpojud, Maria José Silva .