AO VIVO Últimas Notícias
16/07/2015 02h30 | Atualizado em 15/07/2015 17h36

Gregos protestam contra acordo financeiro com a Zona do Euro

Gregos protestam contra acordo financeiro com a Zona do Euro

Gregos protestam contra acordo financeiro com a Zona do Euro Foto: Uol
Da Redação

Confrontos entre a polícia e manifestantes ocorreram hoje na principal praça de Atenas, quando se iniciava, a algumas dezenas de metros, um debate parlamentar decisivo para a continuação da ajuda financeira à Grécia.

Os manifestantes que protestam, na praça Syntagma, contra a aprovação pelo parlamento do acordo com os credores internacionais, que imporá austeridade nos gastos. Manifestantes atiraram cocktails molotov contra a polícia, que respondeu com gás lacrimogêneo.

Concentrados em frente ao parlamento, no final de um protesto que reuniu 12 mil pessoas contra o acordo assinado com Bruxelas, na segunda-feira, manifestantes encapuzados atiraram pedras e incendiaram partes da praça Syntagma. Eles protestaram contra as privatizações dos portos e da companhia de eletricidade nacional.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, enfureceu muita gente no seu partido, o Syriza, e apoiantes de esquerda, ao ceder às exigências da Zona Euro para obter ajuda financeira para o país, que poderá atingir 86 bilhões de euros.

A previsão é que o parlamento grego aprove as reformas ainda hoje, graças ao apoio de partidos da oposição pró-europeus.

Fonte: Agência Brasil