Geral

Ministro diz que falta pouco para regulamentação da Lei da Meia Entrada

Ministro diz que falta pouco para regulamentação da Lei da Meia Entrada

Por Da Redação

Ministro diz que falta pouco para regulamentação da Lei da Meia EntradaAgência Brasil

A regulamentação da Lei da Meia Entrada (Lei 12.933/2013) está em análise no Palácio do Planalto e pode ser aprovada em breve. A informação é do ministro da Cultura, Juca Ferreira, que participou hoje (4) de uma roda de diálogo na Nona Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE).


Segundo o ministro, esse é o principal mecanismo de democratização do acesso à cultura para a juventude e, se dependesse dele, já teria sido aprovada.


?Percebo que houve uma evolução enorme na negociação. Eu tenho participado das conversas, vou contribuir para que rapidamente a gente tenha a regulamentação da meia entrada, mas está no Planalto, com o ministro [da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel] Rosseto a iniciativa de coordenar o trabalho de regulamentação. Eu percebi agora que as condições estão dadas. É preciso que rapidamente se chegue ao texto final, tem uma ou duas dificuldades menores. Está pertinho de aprovar?, acrescentou.


O ministro sugeriu que a UNE entre em contato com as associações de artistas e produtores culturais para pactuar uma regulamentação. Juca Ferreira defendeu também mudança na Lei Rouanet, de financiamento cultural, para que os recursos sejam melhor distribuídos.


?A gente precisa democratizar o aceso aos recursos públicos. A Lei Rouanet não responde às necessidades da cultura brasileira, e é preciso ter coragem para fazer essa mudança e permitir que os artistas, os produtores culturais, as redes culturais, todos tenham acesso aos recursos públicos, que pertencem ao povo brasileiro e não podem ser privatizados como são hoje?, argumentou.


A presidenta da UNE, Vic Barros, reiterou o apoio do movimento estudantil ao ministro, por entender que ?novas janelas foram abertas? para os movimentos cultural e estudantil brasileiros com a recondução de Juca Ferreira ao comando da pasta.


?Nós acreditamos que a juventude brasileira não pode ficar de fora desse processo, e a universidade é parte necessária em um projeto cultural que precisa se inserir num grande projeto de nação, que vem colocando o Brasil numa perspectiva econômica, mas acima de tudo numa perspectiva social e numa perspectiva humana para o povo brasileiro. Então, a universidade brasileira hoje está diferente, ela segue sendo um espaço pulsante de cultura?, ressaltou.


Ela falou também de espaços culturais, que estão fechados nas universidades, e da criminalização dos movimentos culturais que tentam ocupá-los.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.