Barreiras e interdições vão organizar o trânsito nos circuitos do Carnaval
Barreiras e interdições vão organizar o trânsito nos circuitos do Carnaval
Para organizar o tráfego durante o Carnaval, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) vai estabelecer barreiras fixas e móveis no entorno dos circuitos, determinando um limite e impedindo a circulação de veículos não credenciados. No total, serão 104 barreiras, 47 fixas e 57 móveis. O coordenador de Planejamento do Carnaval da Transalvador, Janivaldo Rosário, explicou que as barreiras fixas serão instaladas com prismas de concreto, impedindo a passagem de qualquer veículo durante todo o período da folia e estarão localizadas em pontos mais próximos dos circuitos. ?Já as barreiras móveis serão as compostas por cones, canalizadores de tráfego, barreiras pantográficas e viaturas, além de serem monitoradas por agentes de trânsito para possibilitar o acesso de veículos credenciados e autorizados?.
No Circuito Dodô (Barra-Ondina) serão 33 barreiras fixas e 29 móveis. No Circuito Osmar (Centro) serão 14 barreiras fixas e 28 móveis, incluindo Centro Histórico. No site www.transalvadornocarnaval.salvador.ba.gov.br, os foliões podem conferir a relação completa de barreiras, separada por circuitos, com fotos do local, o que vai ajudar na escolha do melhor caminho para chegar à festa.
Interdições ? A partir das 13h da quarta-feira (11) às 4h da quinta-feira (12), o trafego será interditado na Barra, na Av. Sete de Setembro ? no trecho compreendido entre o Porto da Barra e a Av. Oceânica, nas imediações do Cristo, para a realização do Circuito Sergio Bezerra. A partir das 4h do dia 12 até as 13h do dia 18, a interdição vai do Porto da Barra à Av. Adhemar de Barros, para o Circuito Dodô. Neste trecho, os desvios de tráfego acontecerão no Largo da Vitória, Av. Princesa Izabel, Curva da Paciência, Av. Anita Garibaldi / Adhemar de Barros e Av. Centenário.
Nos circuitos Osmar e Batatinha ? Centro e Pelourinho ?, as interdições acontecem entre as 12h do dia 12 e as 13h do dia 18. No Osmar, a interdição vai do Campo Grande à Praça Castro Alves e os desvios de tráfego acontecem no Largo da Vitória, Politeama, Comércio, Av. Joana Angélica e Rua Chile. Já no Circuito Batatinha, a interdição vai da Rua Chile ao Terreiro de Jesus, e os desvios de tráfego acontecem na Rua Chile, Ladeira da Praça e Taboão.
Além disso, na Av. J. J. Seabra (Baixa dos Sapateiros) ocorrem as seguintes alterações entre os dias 12 e 17, das 19h às 7h: o sentido do tráfego será invertido, a partir da interseção com a Ladeira de Santana até a Estação Aquidabã; será proibido o estacionamento de veículos em toda a extensão da J. J. Seabra e o tráfego de ônibus e caminhões na Ladeira Ramos de Queiroz.
Demais intervenções ? Na Av. Centenário, será segregada a faixa da esquerda, sentido Barra, da Praça Dr. João Mangabeira até o primeiro retorno após o Calabar, para implantação de faixa exclusiva para ônibus e táxis.Para viabilizar o acesso dos moradores ao Jardim Brasil e área próxima ao Supermercado Bompreço, será invertido o sentido de tráfego na Rua Miguel Burnier e na Rua do Recife.
Também para viabilizar o acesso, desta vez à Rua Professor Lemos Brito (Morro do Gavazza), será invertido o sentido de tráfego nas ruas Barão de Itapuã e Cezar Zama. Em função da arrumação dos trios elétricos e para viabilizar o acesso de moradores, a Rua Barão de Sergy também terá seu sentido de tráfego invertido, a partir do Porto da Barra, reduzindo também o fluxo de veículos na Orla.
Já na Rua Macapá, a inversão do sentido no tráfego de veículos viabilizará o acesso dos residentes de quem segue para o Alto de Ondina. Todas as informações podem ser visualizadas, através de mapas, no site da Transalvador.