Evento marca mudança de nome do shopping mais antigo da Bahia
Evento marca mudança de nome do shopping mais antigo da Bahia
Um evento na noite de ontem (07) marcou a mudança de nome do segundo shopping do Brasil de Iguatemi para Shopping da Bahia. Personalidades, empresários, imprensa e lojistas marcaram presença e conferiram a novidade através de vídeos que mostravam a ligação do primeiro shopping do estado com a população e com a cultura do estado. Cantores como Saulo Fernandes, Bell Marques, Durval Lélys e Felipe Pezzoni (Banda Eva) participaram dos vídeos falando da importância e da ligação com o shopping. O evento contou ainda com um show da Banda Eva, apresentação de capoeiristas e foi apresentado por Rita Batista e Marcelo Timbó.
A novidade será apresentada aos baianos através de uma campanha publicitária assinada pela Ideia 3 Comunicação. Nas peças, a agência utiliza de personalidades e o título “O Shopping da Bahia agora se chama Shopping da Bahia e pede a sua benção”.
O Iguatemi Salvador foi inaugurado em dezembro de 1975. O shopping foi construído numa região deserta da cidade num período que ainda não existia nem a rodoviária, inaugurada somente 3 meses antes do shopping, nem o bairro do Caminho das Árvores, muito menos nenhum dos prédios comerciais que hoje estão ao redor do centro de compras.
No local, tinha uma lagoa e seis fazendas que produziam banana, laranja, coco e criavam gado. O terreno adquirido por Newton Rique pertencia a Alfredo Saad, que então tinha em mente ali construir o estádio do Esporte Clube Bahia, um projeto que nunca saiu do papel.
O shopping trouxe para Salvador um novo conceito de varejo que os baianos não conheciam. Deu trabalho explicar ao consumidor que cada loja tinha o seu caixa para pagar as compras e mais trabalho ainda convencer os lojistas a locar áreas para a implantação de seus negócios. Uma nova cultura, novos hábitos de consumo que o comércio teria de assimilar.
A partir de hoje os baianos vão passar na região chamada de Iguatemi e se deparar com uma nova marca na faixada Shopping da Bahia. Resta saber quando a população vai conseguir assimilar essa mudança depois de quase 40 anos de tradição.