Ruan Pablo, do Bahia, garante classificação do Brasil no Mundial Sub-17
Gol de Ruan Pablo, joia da base do Bahia, garantiu classificação do Brasil sobre a França, nos pênaltis; Seleção avança às quartas
Por Juana Castro.
O atacante Ruan Pablo, joia da base do Bahia, marcou o gol que selou a classificação da seleção brasileira às quartas de final do Mundial Sub-17. O Brasil venceu a França por 4 a 3 nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, nesta terça-feira (18), no Estádio Ibrahim Khalfan, em Doha, no Catar.
A decisão também foi marcada pelo protagonismo do goleiro João Pedro, do Santos, que defendeu duas cobranças. Na partida anterior, contra o Paraguai, ele já havia defendido três penalidades.

Brasil x França: primeiro tempo de equilíbrio e protagonismo de Ruan Pablo
O Brasil começou pressionando e criou a primeira chance aos 10 minutos, quando Ruan Pablo finalizou de fora da área, mas a defesa francesa desviou. Aos 22 minutos, o camisa 7 voltou a assustar em cobrança de falta que obrigou o goleiro Jourdren a espalmar no reflexo.
A França abriu o placar aos 28 minutos. Após pênalti marcado em lance com o atacante Camara, João Pedro defendeu a cobrança de Bartola, mas Himbert marcou no rebote. O empate quase veio nos acréscimos, novamente com Ruan Pablo, que driblou a marcação e bateu forte, mas a bola desviou e saiu.
Brasil pressiona, perde pênalti e empata no fim
Logo no início da segunda etapa, Ruan Pablo voltou a levar perigo em nova cobrança de falta, e Luís Eduardo quase marcou no rebote. A França respondeu com chance clara de Moungueque, salva por João Pedro.
Aos 35 minutos, Pietro sofreu pênalti, mas Ruan Pablo acertou a trave na cobrança. O gol brasileiro só saiu aos 44 minutos, quando Pietro acertou belo chute e empatou a partida.
Decisão por pênaltis e gol da classificação com joia do Bahia

Nas penalidades, João Pedro defendeu a primeira cobrança, feita por Camara. Pelo Brasil, Dell, Luís Pacheco e Gabriel Mec marcaram. A disputa chegou ao 3 a 3 após defesa de Jourdren na cobrança de Pietro.
Na sequência, Leccese cobrou pela França, mas João Pedro fez nova defesa. Coube a Ruan Pablo, camisa 7 da seleção e atacante do Bahia, bater firme no canto e garantir o Brasil nas quartas de final.
Na próxima fase, a seleção enfrenta Marrocos, na sexta-feira (21). O horário ainda será definido pela organização do torneio. O Brasil busca seu quinto título mundial na categoria, após as conquistas em 1997, 1999, 2003 e 2019.
Bahia no Mundial Sub-17
A Seleção Brasileira sub-17 contará com três "Pivetes de Aço" no Mundial da categoria. O goleiro Arthur Jampa e os atacantes Dell e Ruan Pablo foram chamados pelo técnico Dudu Patetuci.

Na vitória contra o Paraguai, Ruan Pablo e Dell começaram jogando. Ruan - que já havia marcado contra a Indonésia - foi o principal nome da partida, conduzindo as ações ofensivas da Seleção ao longo do jogo. O goleiro Jampa, também formado no clube baiano, esteve entre os relacionados, mas permaneceu no banco.
O confronto também foi decidido nos pênaltis.
Em tempo: Brasil x Tunísia termina em 1 a 1; Juba no banco e Paquetá perde pênalti
A Seleção Brasileira encerrou a Data Fifa de novembro com um empate em 1 a 1 contra a Tunísia, em amistoso realizado nesta terça-feira (18), na Decathlon Arena, em Lille, na França. A partida, que marcou o último compromisso do time de Carlo Ancelotti no ano, foi de atuações irregulares, tendo como pontos de destaque o gol de pênalti de Estêvão.
Para decepção dos torcedores do Bahia, o lateral-esquerdo do Tricolor, Luciano Juba, permaneceu no banco de reservas, mesmo com as seis substituições utilizadas pelo treinador italiano. Na segunda-feira (17), em coletiva de imprensa, Ancelotti elogiou o defensor, falando até em possibilidade de Copa do Mundo.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).