Obras do Centro de Futebol Feminino em Araraquara começam na segunda-feira

Iniciativa do Centro de Futebol Feminino envolve prefeitura, Petrobras, Fundesport e Ferroviária

Por Juana Castro.

O primeiro centro de treinamento de futebol feminino dedicado exclusivamente à modalidade começa a sair do papel na próxima segunda-feira (26), em Araraquara, no interior de São Paulo. O projeto prevê investimento de R$ 34,5 milhões e é resultado de uma parceria entre a prefeitura do município, a Petrobras, a Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara (Fundesport) e o clube Ferroviária.

Centro de Treinamento do Futebol Feminino | Divulgação/Ferroviária

O ato que marca o início das obras contará com a presença da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e do ex-prefeito de Araraquara e atual presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva. O convênio que viabilizou o empreendimento foi firmado durante a gestão de Silva à frente do Executivo municipal. Os projetos executivos e as autorizações para construção foram liberados pela estatal no final de 2025.

"Em Araraquara, o projeto do futebol feminino começou em 2001, antes mesmo de se tornar uma obrigação. Aqui foi uma escolha. Minha gratidão à presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e ao presidente Lula, que têm tratado o futebol feminino no Brasil como prioridade", afirmou Edinho Silva.

Estrutura do futuro Centro de Treinamento do Futebol Feminino

O Centro de Treinamento do Futebol Feminino será construído em uma área de 138 mil metros quadrados no Parque do Pinheirinho, onde já funciona o CT Olegário Tolói de Oliveira, da Ferroviária.

O complexo foi planejado para oferecer infraestrutura completa voltada ao alto rendimento e ao bem-estar das atletas. Estão previstos cinco campos de futebol com irrigação eletrônica, um miniestádio iluminado, hotel com capacidade para 82 atletas, academia, setor de fisioterapia, centro médico, áreas pedagógicas e espaços de convivência.

A estrutura também permitirá a realização de jogos de competições organizadas pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Formação integral no CT do Futebol Feminino

O centro terá como foco o atendimento de cerca de 240 atletas das categorias de base - Sub-12, Sub-14, Sub-15, Sub-17 e Sub-20 - contemplando jogadoras com idades entre 11 e 20 anos.

Além da formação técnica, o projeto inclui ações educativas com temas como saúde da mulher, diversidade, educação financeira, inteligência emocional e a história do futebol feminino.

Para a população local, está prevista a criação de uma escolinha de futebol gratuita, integrando o complexo à comunidade de Araraquara.

Em tempo: Formiga assume cargo no Ministério do Esporte com foco no fortalecimento do futebol feminino

Na última terça-feira (20), um dos maiores ícones da Seleção Brasileira Feminina, a ex-jogadora Miraildes Maciel Mota, mais conhecida como Formiga, passou a integrar oficialmente o Ministério do Esporte. A baiana, reconhecida como uma das maiores atletas de todos os tempos, foi nomeada diretora de Políticas de Futebol e de Promoção do Futebol Feminino, cargo vinculado à Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Formiga passou a integrar Ministério do Esporte nesta semana

A ex-volante, de 47 anos, substitui Mariléia dos Santos, conhecida como Michael Jackson, que ocupava a função desde agosto de 2024 e também construiu trajetória marcante com a camisa da Seleção Brasileira.

Conforme o ato de nomeação publicado, Formiga receberá salário bruto de R$ 20.327,48. A chegada da ex-atleta ao ministério ocorre em um momento estratégico para o futebol feminino nacional, que vive o ciclo de preparação para a Copa do Mundo Feminina de 2027, que será sediada no Brasil.

Salvador cria grupo de trabalho para receber Copa do Mundo Feminina

Reconhecida internacionalmente, Formiga detém um feito inédito no futebol mundial: é a atleta que mais disputou Copas do Mundo e Jogos Olímpicos, com sete participações em cada uma das competições, entre homens e mulheres. Ao longo da carreira, tornou-se símbolo de longevidade, liderança e pioneirismo, sendo referência para diferentes gerações de jogadoras.

Na nova função, a ex-jogadora terá como missão colaborar na formulação e execução de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do futebol brasileiro, com foco especial na promoção, estruturação e ampliação do futebol feminino no país.

A nomeação foi publicada no Diário Oficial de segunda-feira (19).

Formiga recebeu Comenda Maria Quitéria em Salvador

Em 2022, a Câmara de Salvador aprovou a concessão da Comenda Maria Quitéria à meio-campista Formiga. O projeto foi proposto pelo então presidente da Casa, Geraldo Jr. (MDB), atual vice-governador da Bahia.

A Comenda Maria Quitéria é entregue a mulheres que se destacam em atividades em benefício da cidade de Salvador ou ao estado da Bahia. É concedida no dia 2 de julho, quando se comemora a independência da Bahia, em sessão solene dedicada à data. 

Formiga foi a primeira mulher eternizada na Calçada da Fama do Mineirão

Também em 2022, Formiga se tornou a primeira mulher a gravar suas pegadas e assinatura na Calçada da Fama do Museu Brasileiro de Futebol, no Mineirão. "Histórico", definiu a atleta, à época, ao compartilhar o momento com seguidores, amigos e fãs em seu Instagram.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.