Obras do Centro de Futebol Feminino em Araraquara começam na segunda-feira
Iniciativa do Centro de Futebol Feminino envolve prefeitura, Petrobras, Fundesport e Ferroviária
Por Juana Castro.
O primeiro centro de treinamento de futebol feminino dedicado exclusivamente à modalidade começa a sair do papel na próxima segunda-feira (26), em Araraquara, no interior de São Paulo. O projeto prevê investimento de R$ 34,5 milhões e é resultado de uma parceria entre a prefeitura do município, a Petrobras, a Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara (Fundesport) e o clube Ferroviária.

O ato que marca o início das obras contará com a presença da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e do ex-prefeito de Araraquara e atual presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva. O convênio que viabilizou o empreendimento foi firmado durante a gestão de Silva à frente do Executivo municipal. Os projetos executivos e as autorizações para construção foram liberados pela estatal no final de 2025.
"Em Araraquara, o projeto do futebol feminino começou em 2001, antes mesmo de se tornar uma obrigação. Aqui foi uma escolha. Minha gratidão à presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e ao presidente Lula, que têm tratado o futebol feminino no Brasil como prioridade", afirmou Edinho Silva.
Estrutura do futuro Centro de Treinamento do Futebol Feminino
O Centro de Treinamento do Futebol Feminino será construído em uma área de 138 mil metros quadrados no Parque do Pinheirinho, onde já funciona o CT Olegário Tolói de Oliveira, da Ferroviária.
O complexo foi planejado para oferecer infraestrutura completa voltada ao alto rendimento e ao bem-estar das atletas. Estão previstos cinco campos de futebol com irrigação eletrônica, um miniestádio iluminado, hotel com capacidade para 82 atletas, academia, setor de fisioterapia, centro médico, áreas pedagógicas e espaços de convivência.
A estrutura também permitirá a realização de jogos de competições organizadas pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Formação integral no CT do Futebol Feminino
O centro terá como foco o atendimento de cerca de 240 atletas das categorias de base - Sub-12, Sub-14, Sub-15, Sub-17 e Sub-20 - contemplando jogadoras com idades entre 11 e 20 anos.
Além da formação técnica, o projeto inclui ações educativas com temas como saúde da mulher, diversidade, educação financeira, inteligência emocional e a história do futebol feminino.
Para a população local, está prevista a criação de uma escolinha de futebol gratuita, integrando o complexo à comunidade de Araraquara.
Em tempo: Formiga assume cargo no Ministério do Esporte com foco no fortalecimento do futebol feminino
Na última terça-feira (20), um dos maiores ícones da Seleção Brasileira Feminina, a ex-jogadora Miraildes Maciel Mota, mais conhecida como Formiga, passou a integrar oficialmente o Ministério do Esporte. A baiana, reconhecida como uma das maiores atletas de todos os tempos, foi nomeada diretora de Políticas de Futebol e de Promoção do Futebol Feminino, cargo vinculado à Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A ex-volante, de 47 anos, substitui Mariléia dos Santos, conhecida como Michael Jackson, que ocupava a função desde agosto de 2024 e também construiu trajetória marcante com a camisa da Seleção Brasileira.
Conforme o ato de nomeação publicado, Formiga receberá salário bruto de R$ 20.327,48. A chegada da ex-atleta ao ministério ocorre em um momento estratégico para o futebol feminino nacional, que vive o ciclo de preparação para a Copa do Mundo Feminina de 2027, que será sediada no Brasil.
+ Salvador cria grupo de trabalho para receber Copa do Mundo Feminina
Reconhecida internacionalmente, Formiga detém um feito inédito no futebol mundial: é a atleta que mais disputou Copas do Mundo e Jogos Olímpicos, com sete participações em cada uma das competições, entre homens e mulheres. Ao longo da carreira, tornou-se símbolo de longevidade, liderança e pioneirismo, sendo referência para diferentes gerações de jogadoras.
Na nova função, a ex-jogadora terá como missão colaborar na formulação e execução de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do futebol brasileiro, com foco especial na promoção, estruturação e ampliação do futebol feminino no país.
A nomeação foi publicada no Diário Oficial de segunda-feira (19).
Formiga recebeu Comenda Maria Quitéria em Salvador
Em 2022, a Câmara de Salvador aprovou a concessão da Comenda Maria Quitéria à meio-campista Formiga. O projeto foi proposto pelo então presidente da Casa, Geraldo Jr. (MDB), atual vice-governador da Bahia.
A Comenda Maria Quitéria é entregue a mulheres que se destacam em atividades em benefício da cidade de Salvador ou ao estado da Bahia. É concedida no dia 2 de julho, quando se comemora a independência da Bahia, em sessão solene dedicada à data.
Formiga foi a primeira mulher eternizada na Calçada da Fama do Mineirão
Também em 2022, Formiga se tornou a primeira mulher a gravar suas pegadas e assinatura na Calçada da Fama do Museu Brasileiro de Futebol, no Mineirão. "Histórico", definiu a atleta, à época, ao compartilhar o momento com seguidores, amigos e fãs em seu Instagram.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).