CBF confirma Brasileirão em janeiro; dupla BaVi pode deixar Nordestão
Novo calendário do futebol brasileiro foi apresentado nesta quarta-feira (1) pela CBF
Por Juana Castro.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quarta-feira (1º) o novo calendário do futebol profissional masculino. As mudanças passam a valer em 2026 e há planejamento até 2029.
Entre os ajustes, está a antecipação do início do Campeonato Brasileiro para janeiro e a definição de que clubes que disputarem torneios continentais não participarão de campeonatos regionais, como a Copa do Nordeste. A medida pode deixar Bahia e Vitória fora do torneio regional, caso mantenham calendário internacional.
Declarações da CBF
Durante o evento no Rio de Janeiro, o presidente da CBF, Samir Xaud, destacou que a construção do calendário foi feita em conjunto com clubes e federações. O processo de elaboração do novo calendário foi amplamente debatido. A CBF ouviu clubes, federações, representantes do mercado, e contou com a colaboração de diversas áreas internas. Foi um trabalho coletivo, técnico e transparente
, afirmou.
O diretor de Competições, Julio Avellar, ressaltou o impacto da redução de jogos para a elite. Demos o primeiro passo na redução do excesso de partidas para clubes da Série A e, ao mesmo tempo, vamos promover mais oportunidades para federações e clubes em competições nacionais, democratizando o futebol brasileiro
, disse.
Principais mudanças no calendário
- Campeonato Brasileiro da Série A passa a ter início em 28 de janeiro, com término em dezembro;
- Redução dos campeonatos estaduais de 16 para 11 datas;
- Copa do Brasil ampliada de 92 para 126 clubes, com entrada dos times da Série A apenas na quinta fase;
- Reformulação das Séries C e D, com mais vagas a partir de 2027;
- Criação da Copa Sul-Sudeste e retomada da Copa Norte, além da reformulação da Copa Verde e da Copa Centro-Oeste;
- Definição de que clubes em torneios da Conmebol não disputam competições regionais.
Confira aqui o documento completo com o novo calendário do futebol profissional masculino brasileiro.
Impacto no futebol nordestino
Conforme antecipado pelo Aratu On, a Copa do Nordeste terá novo formato, aumentando de 16 para 20 clubes e reduzindo o número de datas de 13 para 10. Porém, devido às mudanças, os times que estiverem envolvidos em torneios continentais não poderão participar, o que pode excluir grandes equipes da região, como Bahia e Vitória, caso estejam classificados para Libertadores ou Sul-Americana.
O formato prevê grupos de cinco times cada, com confrontos em turno único. Os melhores avançam para quartas, semifinais e finais em jogos eliminatórios.
Racionalidade e equilíbrio no futebol brasileiro
A CBF aponta que o novo calendário busca equilibrar o número de partidas entre os clubes da elite, que em 2024 chegaram a disputar mais de 70 jogos, e equipes de menor investimento, que ficavam meses sem entrar em campo. No novo modelo, haverá aumento de 26% no número de clubes com divisão nacional e criação de 82 novas vagas em competições da entidade.
De acordo com a entidade, a mudança também tem como objetivo melhorar a previsibilidade para clubes e investidores, aumentar a competitividade e valorizar o produto futebol brasileiro.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).