Novo calendário da CBF pode deixar grandes fora da Copa do Nordeste
Times grandes, disputando competições sul-americanas ficariam fora da Copa do Nordeste, com o novo calendário da CBF
Por Dinaldo dos Santos.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciará o novo calendário do futebol profissional masculino brasileiro na quarta-feira (1º), às 10h, em sua sede no Rio de Janeiro. Entre as novidades está a possibilidade de alguns times grandes ficar de fora da Copa do Nordeste.
Isso pode acontecer, porque se discute, nos bastidores, que entre as medidas prováveis está a exclusão, na Copa do Nordeste, dos times que disputam competições sul-americanas.
Prevalecendo a lógica, a ideia afeta diretamente os clubes de maior investimento e tradição no cenário nacional como Bahia, Vitória, Ceará, Fortaleza e Sport, ou seja, os grandes da região.
O torneio que é orgulho do futebol nordestino teve, neste ano, inclusive, Bahia e Fortaleza, disputando a Libertadores, e o Vitória, na Copa Sul-Americana.
A competição nordestina chegou à 22ª edição neste ano de 2025 e já teve nove clubes levantando a taça apelidada de "Orelhuda". Esses cinco grandes clubes são os maiores vencedores.
O Bahia lidera a lista com cinco títulos conquistados. O Vitória possui quatro. Em seguida vêm o Fortaleza, campeão de 2024, com três, assim como o Ceará e o Sport, primeiro campeão do torneio, em 1994.
Completam a lista dos campeões da Lampions League o América-RN (1998), Campinense (2013), Santa Cruz (2016) e Sampaio Corrêa (2018), cada um com um título.
Possíveis novidades no calendário da CBF
Desde que assumiu o cargo, o presidente da CBF, Samir Xaud, tem defendido mudanças no calendário, entre outras reformas no futebol brasileiro.
A Copa do Brasil também sofreria alterações com o novo calendário da CBF. As fases da competição passariam a ter jogos únicos em vez de mata-mata com ida e volta, o que inclui a final, disputada em sede neutra.
Confira outros pontos em discussão:
• Antecipação do início do Brasileiro. É possível que seja disputado juntamente com os Estaduais;
• Estaduais terão redução de 16 para 11 datas;
• Aumento da Série D de 64 para 96 times.
LEIA MAIS:
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).