Novo calendário da CBF pode deixar grandes fora da Copa do Nordeste

Times grandes, disputando competições sul-americanas ficariam fora da Copa do Nordeste, com o novo calendário da CBF

Por Dinaldo dos Santos.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciará o novo calendário do futebol profissional masculino brasileiro na quarta-feira (1º), às 10h, em sua sede no Rio de Janeiro. Entre as novidades está a possibilidade de alguns times grandes ficar de fora da Copa do Nordeste.

Isso pode acontecer, porque se discute, nos bastidores, que entre as medidas prováveis está a exclusão, na Copa do Nordeste, dos times que disputam competições sul-americanas.

Prevalecendo a lógica, a ideia afeta diretamente os clubes de maior investimento e tradição no cenário nacional como Bahia, Vitória, Ceará, Fortaleza e Sport, ou seja, os grandes da região.

O torneio que é orgulho do futebol nordestino teve, neste ano, inclusive, Bahia e Fortaleza, disputando a Libertadores, e o Vitória, na Copa Sul-Americana.

A competição nordestina chegou à 22ª edição neste ano de 2025 e já teve nove clubes levantando a taça apelidada de "Orelhuda". Esses cinco grandes clubes são os maiores vencedores.

O Bahia lidera a lista com cinco títulos conquistados. O Vitória possui quatro. Em seguida vêm o Fortaleza, campeão de 2024, com três, assim como o Ceará e o Sport, primeiro campeão do torneio, em 1994.

Completam a lista dos campeões da Lampions League o América-RN (1998), Campinense (2013), Santa Cruz (2016) e Sampaio Corrêa (2018), cada um com um título.

Grandes do Nordeste podem ser afetados com o novo calendário da CBF. Foto: Reprodução | CBF

Possíveis novidades no calendário da CBF

Desde que assumiu o cargo, o presidente da CBF, Samir Xaud, tem defendido mudanças no calendário, entre outras reformas no futebol brasileiro.

A Copa do Brasil também sofreria alterações com o novo calendário da CBF. As fases da competição passariam a ter jogos únicos em vez de mata-mata com ida e volta, o que inclui a final, disputada em sede neutra.

Samir Xaud. Foto: Reprodução | Youtube/CBF

Confira outros pontos em discussão:

•    Antecipação do início do Brasileiro. É possível que seja disputado juntamente com os Estaduais;
•    Estaduais terão redução de 16 para 11 datas;
•    Aumento da Série D de 64 para 96 times.

LEIA MAIS: 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.