Brasil perde nos pênaltis para Portugal e disputará 3º lugar no Mundial Sub-17
Após perder para Portugal nos pênaltis, Brasil disputará terceiro lugar com a Itália na quinta-feira (27)
Por Juana Castro.
Após empate sem gols no tempo normal, Portugal avançou à final ao vencer a semi, contra o Brasil, na disputa de pênaltis por 6 a 5. A Seleção Brasileira disputará o terceiro lugar contra a Itália, que perdeu para a Áustria por 2 a 0 também nesta segunda-feira.
A partida pelo terceiro lugar está marcada para quinta-feira (27), às 9h30 (horário de Brasília).
Brasil x Portugal
O time comandado pelo técnico Dudu Patetuci chegou à semifinal com campanha em que venceu a Indonésia, aplicou goleada sobre Honduras e empatou com a Zâmbia na fase de grupos. No mata-mata, passou por Paraguai e França nas cobranças de pênalti e derrotou o Marrocos nas quartas de final.
Dell, centroavante formado nas categorias de base do Bahia, é o artilheiro da seleção brasileira no torneio, com cinco gols. Ruan Pablo (Bahia) e Felipe Morais (Cruzeiro) marcaram duas vezes cada.

O primeiro tempo teve poucas chances claras para ambas as equipes. A melhor oportunidade do Brasil ocorreu aos 19 minutos, quando Dell aproveitou um rebote dentro da área e finalizou, mas o goleiro Chelmik salvou em cima da linha.
Nas cobranças de pênaltis, Dell, Tiago, Zé Lucas e Luís Pacheco fizeram os quatro primeiros gols do Brasil. Os portugueses, até então, também não tinham perdido nenhuma cobrança. Na quinta, o goleiro Romario chutou a bola por cima do gol de João Pedro.
Bastava Ruan Pablo, também da base do Bahia, marcar para selar a classificação da Seleção Brasileira. Mas o atacante brasileiro chutou a bola na trave. Depois disso, Portugal converteu outras duas finalizações, Gabriel Mec também marcou e, por fim, Angelo, concluiu para fora.
Atletas da Base do Bahia têm sido decisivos na Seleção Brasileira Sub-17
A Seleção Brasileira sub-17 conta com três "Pivetes de Aço" no Mundial da categoria. O goleiro Arthur Jampa e os atacantes Dell e Ruan Pablo foram chamados pelo técnico Dudu Patetuci.
Na vitória contra o Paraguai, Ruan Pablo e Dell começaram jogando. Ruan - que já havia marcado contra a Indonésia - foi o principal nome da partida, conduzindo as ações ofensivas da Seleção ao longo do jogo. O confronto foi decidido nos pênaltis.
Contra a França, Ruan Pablo marcou o gol que selou a classificação da seleção brasileira às quartas de final do Mundial Sub-17. Na ocasião, o Brasil venceu a França por 4 a 3 nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar.
Nas quartas de final, contra o Marrocos, o "Haaland do Sertão" marcou os dois gols da Seleção Brasileira, carimbando a vaga para a semifinal da Copa do Mundo da categoria.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).