Bahia encara Botafogo em 'jogo de seis pontos' com promessa de G4
Bahia pega o Botafogo em situação semelhante na tabela do Brasileirão, condição que transforma o duelo em um 'jogo de seis pontos'
Por Dinaldo dos Santos.
O Bahia pega o Botafogo, na noite desta quarta-feira (1º), no Estádio Nilton Santos (Engenhão), Rio de Janeiro, às 21h30, em confronto direto por uma vaga no G4 do Campeonato Brasileiro.
O duelo ganha contornos dramáticos porque as duas equipes chegam à partida com 40 pontos, separadas, apenas, nos critérios de desempate — o Botafogo figura em 5ª posição, enquanto o Tricolor está logo atrás, na 6ª colocação.
Bahia pega o Botafogo em confronto que pode valer G4
Mesmo considerando que há ainda várias rodadas pela frente, essa partida assume caráter decisivo: um triunfo, especialmente com tropeço do Mirassol na mesma rodada, pode levar o vencedor a saltar para a 4ª colocação.
Em outras palavras, trata‑se de um clássico de pontuação ampliada — um 'jogo de seis pontos' — em que o rival direto deixa de ganhar apenas três e ainda impede o adversário de somar.
Para o torcedor tricolor, esta é uma excelente oportunidade de reivindicar protagonismo no campeonato e mostrar que o Bahia está brigando por vaga direta na Libertadores.
Jogar no Rio de Janeiro, diante da torcida adversária, sempre exige atenção extra. O Botafogo tem o fator casa ao seu favor e, com igualdade de pontuação, vai buscar usar esse ambiente para estabelecer vantagem.
O Bahia, por sua vez, precisa desempenhar um bom padrão de jogo fora de casa, bem diferente daquela partida contra o Fluminense, no Maracanã, quando foi eliminado da Copa do Brasil, mostrando um futebol bem sofrível e, também, do duelo contra o Vasco, em São Januário, onde perdeu de 3 a 1, pelo Brasileiro.
Tecnicamente, o time baiano deverá tentar equilibrar presença ofensiva com solidez defensiva, ainda mais diante de um adversário experiente. Um erro mínimo pode custar caro, dado o alto grau de disputa nesta parte da tabela. No último encontro com o Botafogo, pelo primeiro turno do Brasileirão, o Esquadrão venceu o time carioca.
Preparação do Bahia
O Bahia finalizou, nesta terça-feira (30), a preparação para pegar o Botafogo. O último dia de atividades antes do confronto desta quarta-feira, começou com a exibição de um vídeo com erros e acertos da equipe no triunfo diante do Palmeiras.
Na sequência, os jogadores foram para o campo 1 do CT Evaristo de Macedo. Após uma ativação com bola, liderada pelo preparador físico José Mário Campeiz, o técnico Rogério Ceni comandou um treino técnico com três times.
Dois deles se enfrentavam, enquanto um terceiro auxiliava a equipe com posse de bola.O trabalho seguinte foi tático, em campo aberto. Por fim, os jogadores de ataque trabalharam finalizações, enquanto os atletas de defesa fizeram uma atividade específica para a posição.
O zagueiro Kanu participou de toda a atividade. Já David Duarte treinou parcialmente. Erick e Ruan Pablo seguiram na transição, enquanto Caio ficou na academia. Erick Pulga e João Paulo fizeram tratamento.
LEIA MAIS: Conheça a história da Fonte Nova: 'casa do Esporte Clube Bahia'
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).