Após polêmicas, CBF afasta árbitros envolvidos em dois jogos do Brasileirão
A CBF afastou os árbitros e VAR de São Paulo x Palmeiras, e de Bragantino x Grêmio. Eles passarão por treinamento de aperfeiçoamento
Por Dinaldo dos Santos.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou afastou dois árbitros que protagonizaram lances polêmicos em jogos do Brasileirão da série A, neste final de semana, válidos pela 27ª rodada da competição.
Os juízes e VAR de São Paulo x Palmeiras, e de Bragantino x Grêmio passarão por treinamento de aperfeiçoamento.
Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam da Silva foram os responsáveis pelo apito do Choque-Rei, no Morumbis, em São Paulo. A principal polêmica no clássico foi um pênalti não marcado para o Tricolor, por falta de Allan em Tapia.
Abatti Abel não marcou e o VAR não indicou revisão do lance. Após o jogo, o São Paulo emitiu uma nota oficial protestando contra a arbitragem da derrota de 3 a 2 para o Verdão.
Após o jogo, o técnico Hernán Crespo concedeu entrevista coletiva, onde apontou os erros da arbitragem na partida, que foram cruciais para o resultado do jogo. Na oportunidade, o treinador fez o seu desabafo. “Em 32 anos de futebol, eu nunca vi algo tão escandaloso, nada tão evidente, foi uma barbaridade o que aconteceu hoje”, afirmou o argentino.
Curiosamente, Abatti Abel fez parte da equipe de arbitragem que, recentemente, atuou no Mundial de Clubes da Fifa. Ele e Wilton Pereira Sampaio foram os brasileiros da competição internacional.
Punições também foram dadas, em Bragança Paulista, para a arbitragem de Bragantino 1x0 Grêmio. Lucas Casagrande e Gilberto Rodrigues Castro Junior atuaram na partida. O time paulista venceu graças a um pênalti polêmico nos acréscimos do segundo tempo.
No mesmo jogo, o zagueiro Kannemann do Grêmio já havia sido expulso para a revolta do tricolor gaúcho. A situação revoltou Marlon, lateral do Grêmio, que pediu a profissionalização dos juízes do futebol brasileiro.
Também, no domingo, o Vitória reclamou da atuação do juiz, após derrota para o Vasco, neste domingo (6), em São Januário. No vestiário o clima foi de revolta. A expulsão do capitão Lucas Halter e os oito minutos de acréscimos motivaram reclamações dos dirigentes, técnico Jair Ventura e dos jogadores. Contudo, neste caso, não foi divulgada alguma punição.
Confira nota oficial da CBF:
'A Comissão de Arbitragem da CBF informa que os árbitros centrais e de vídeo (VAR) das partidas Red Bull Bragantino x Grêmio e São Paulo x Palmeiras, válidas pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2025, serão condicionados a treinamento, aprimoramento e avaliação interna, para posterior retorno às atividades'.
LEIA MAIS: Everton Ribeiro faz cirurgia para tratar câncer na tireoide
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).