Ao lado de Ancelotti, Oswaldo de Oliveira e Leão criticam treinadores estrangeiros
Durante um evento na CBF e ao lado de Carlo Ancelotti, Oswaldo de Oliveira e Leão criticaram a presença de treinadores estrangeiros no país,
Por Lucas Pereira.
Uma “torta de climão” aconteceu durante a abertura do 2º Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, nesta terça (4). Ao lado do técnico do Brasil Carlo Ancelotti, os brasileiros Oswaldo de Oliveira e Emerson Leão criticaram a atuação de treinadores estrangeiros no país e também à frente da Seleção.

Sem poupar palavras, os profissionais foram contundentes ao dizer que esperam que o comando da Seleção volte às mãos de um brasileiro em breve e que a “invasão” de treinadores estrangeiros nos clubes do país acontece por “culpa” dos próprios brasileiros. A situação constrangedora rendeu expressões diversas no rosto de Ancelotti.
Mais duro nas palavras, típico de seu estilo, Emerson Leão disse: "Eu sempre disse que eu não gosto de treinadores estrangeiros no meu país. Estou falando aqui na frente da nossa casa. Antes eu falava que eu não suportava, não suportaria treinadores (estrangeiros). Você sabe que eu já falei isso, né Zé (Mário, ex-jogador e ex-treinador presente ao evento)? Você sabe que eu já falei isso e não mudo. Não mudo a minha opinião. Mas tenho que ser inteligentemente suficiente pra dizer que isso tudo tem um culpado. Nós. Nós, treinadores, somos culpados da invasão de outros treinadores que não têm nada a ver com isso", disse o ídolo do São Paulo e campeão do mundo em 1970.
"Eu não queria treinador estrangeiro, mas não tinha jeito, se tivesse que ser, que fosse esse senhor. Torci pra ser esse senhor (Ancelotti). Depois que ele for embora, campeão do mundo, que venha um brasileiro", completou Oswaldo.
Ao fim do discurso, Leão resolveu se desculpar e desejou sorte ao treinador italiano: "Me desculpe, mas vale a pena. Você tem tudo para se tornar uma pessoa muito importante para os brasileiros. Então, boa sorte no seu futuro”.
Participaram do evento nomes como Arthur Elias, treinador da Seleção Feminina; Vagner Mancini, treinador do RB Bragantino e que é o presidente da Federação Brasileira de Técnicos de Futebol (FBTF); além de treinadores como Gilson Kleina e Geninho.

Convocação da Seleção Brasileira
Na segunda-feira (3), o técnico Carlo Ancelotti divulgou a convocação da Seleção Brasileira, visando os amistosos desse mês de novembro, contra Senegal e Tunísia, os últimos de 2025. Além de presença de Luciano Juba, lateral do Bahia, houve mudanças em relação à lista anterior do treinador. Veja:
Goleiros
Bento - Al-Nassr
Ederson - Fenerbahçe
Hugo Souza - Corinthians
Zagueiros
Danilo - Flamengo
Éder Militão - Real Madrid
Fabrício Bruno - Cruzeiro
Gabriel Magalhães - Arsenal
Marquinhos - Paris Saint Germain
Laterais
Alex Sandro - Flamengo
Caio Henrique - Mônaco
Luciano Juba - Bahia
Paulo Henrique - Vasco da Gama
Wesley - Roma
Meio-campistas
Andrey Santos - Chelsea
Bruno Guimarães - Newcastle
Casemiro - Manchester United
Fabinho - Al-Ittihad
Lucas Paquetá - West Ham
Atacantes
Estêvão - Chelsea
João Pedro - Chelsea
Luiz Henrique - Zenit
Matheus Cunha - Manchester United
Richarlison - Tottenham
Rodrygo - Real Madrid
Vinicius Jr. - Real Madrid
Vitor Roque - Palmeiras
Com relação ao atacante Neymar, Ancelotti avalia que o jogador do Santos não está fisicamente pronto para ser convocado. Em entrevistas recentes, o italiano tem adotado um tom diplomático ao falar sobre o atacante do Santos. O técnico costuma afirmar que o jogador precisaria estar em boa forma física para ser considerado para a convocação.
Nos bastidores, porém, Ancelotti não demonstra otimismo nem confiança na possibilidade de contar com o camisa 10 na Copa do Mundo de 2026. Segundo apuração do UOL, o treinador já confidenciou a pessoas próximas que não acredita que Neymar consiga atuar com a intensidade exigida no mais alto nível.
A comissão técnica da seleção teve acesso a dados físicos do jogador — incluindo informações fisiológicas e de GPS — e constatou que os índices de desempenho estão bem abaixo dos esperados para um atleta de elite.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).