Noruega goleia Filipinas e avança às oitavas de final; Suíça empata e garante vaga
As classificadas esperam agora a definição da partida entre Japão e Espanha para conhecer adversárias
Pela abertura da terceira rodada da fase de grupos, Noruega e Suíça garantiram vaga às oitavas de final da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2023. Enquanto as nórdicas aplicaram uma goleada de 6 a 0 sobre as Filipinas, as Helveticas seguraram um empate em 0 a 0 contra a Nova Zelândia, uma das anfitriãs da atual edição.
Precisando da vitória com placar largo para não depender de outros resultados, a Noruega não tomou conhecimento das Filipinas e abriu o marcador logo aos seis minutos com Haug. Logo depois, aos 17, a atacante ampliou para as Gresshoppene e viu Graham Hansen chegar ao terceiro ainda na primeira etapa.
No segundo tempo, as nórdicas seguiram impiedosas e chegaram ao quarto em gol contra de Barker aos três minutos. Já aos oito, em cobrança de pênalti, Reiten fez o quinto da Noruega. Com a ampla vantagem, as europeias diminuíram o ritmo e fizeram o sexto já nos acréscimos, com Haug.
O resultado fez a equipe chegar aos quatro pontos e ter um saldo de cinco gols positivos no desempate com a Nova Zelândia, que apenas empatou em 0 a 0 com a Suíça.
Em um jogo truncado, as donas da casa fizeram um melhor primeiro tempo e até conseguiram colocar uma bola na trave. Entretanto as suíças apresentaram forte marcação e não davam espaços para que as Ferns pudessem chutar ao gol.
Já na segunda etapa, a preparação física das helveticas foi o diferencial, com as visitantes impondo seu ritmo e fechando cada vez mais espaços para as neozelandesas. Mesmo com a equipe toda no ataque nos minutos finais, as anfitriãs não conseguiram marcar e terminaram a partida com um gosto amargo de desclassificação.
Com cinco pontos e única invicta no grupo, a Suíça passou em primeira na chave com a Noruega logo atrás. Agora, as duas esperam o resultado entre Espanha e Japão para saber a posição final das duas equipes, já classificadas.