Noruega faz críticas a Israel e ameaça boicote a Copa do Mundo de 2026
Noruega se alinha a goveno local e pede pelo fim dos bombardeios na Palestina
Um dia após o sorteio que colocou as seleções de Noruega e Israel no mesmo grupo das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, a presidente da Associação Norueguesa de Futebol, Lise Klaveness, expressou sua crítica aos bombardeios israelenses em Gaza e manifestou a intenção de boicotar a partida entre as duas equipes, ato que pode eliminar o seu país da competição.
"O sorteio é complicado para nós, não apenas pelo aspecto esportivo. Ninguém pode ficar indiferente aos ataques desproporcionais que Israel tem realizado contra a população civil de Gaza por um longo período", afirmou Klaveness após o ocorrido. A dirigente salientou que sua decisão estaria alinhada ao pensamento do governo norueguês, que exige o fim dos ataques ao povo palestino.
"A Associação Norueguesa de Futebol apoia o governo norueguês em sua exigência pelo fim imediato dos ataques desproporcionais a civis inocentes. Ninguém pode permanecer indiferente às atrocidades que estão ocorrendo em Gaza".
Esta não é a primeira vez que a Noruega pensa em boicotar o maior evento de futebol do planeta. Em 2021, o país nórdico decidiu em assembleia se participaria das eliminatórias da Copa de 2022, com críticas a maneira na qual o governo do Catar lidava com os problemas relacionados ao trabalho de imigrantes para a construção dos estádios.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).