Do Subúrbio para o Mundo: Baiana chega a final do Pan-Americano de Ginástica
Maria Clara saiu de Mirantes de Periperi e já é top-4 na América do Sul, além de integrar a Seleção Brasileira
Quarta colocada do ranking sul-americano, a baiana Maria Clara, de 13 anos, tem um compromisso importante nesta sexta-feira (15). A atleta competirá em dupla com o sergipano Arthur Brandão na final da categoria Infanto Juvenil do Campeonato Pan-Americano de Ginástica Aeróbica, que acontece este ano no Panamá.
Natural do bairro de Mirantes de Periperi, Maria Clara é a mais velha de três irmãs e depois do ballet, logo se destacou na ginástica, iniciando na ginástica rítmica aos cinco anos. Em 2021, ela fez a transição para a ginástica aeróbica, onde conquistou diversas medalhas, como o vice-campeonato brasileiro 2022, o campeonato baiano 2022 (trio), o bronze dos Baianos de 2023 e 2024. Além disso, foi finalista do Brasileiro 2024, finalista da Copa Sul-Americana 2024, 4º lugar no Sul-Americano e a convocação para a Seleção Brasileira.
“Depois de tanta luta e tantas noites sem dormir, recebemos apoio de pessoas que nem conhecíamos. Fomos às ruas, pedimos ajuda na televisão, fizemos rifas. Foi uma corrente de solidariedade que nos permitiu estar aqui hoje”, afirma Ana Claudia, mãe de Maria Claudia que lutou com todas as forças para legitimar o sonho de sua filha em meio as dificuldades financeiras.
Além das dificuldades financeiras, a ginasta enfrentou grandes obstáculos em sua trajetória, incluindo crises convulsivas que a afastaram do esporte. "Ela teve um problema neurológico aos sete anos, e convulsionou sem que soubéssemos o motivo. Foram anos de tratamento e acompanhamento médico, mas, graças a Deus, hoje ela está curada", explica a mãe da atleta.
Para participar do Pan-Americano, Maria Clara e seus colegas conseguiram arrecadar apenas 3 mil reais de uma meta de 30 mil, necessária para cobrir passagens e hospedagem no Panamá. Contudo, com o apoio da comunidade e de um patrocinador, conseguiram alcançar o valor necessário.
“Fomos às ruas, pedimos ajuda na televisão, fizemos rifas. Foi uma corrente de solidariedade que nos permitiu estar aqui hoje”, relata Ana Claudia.
Maria Clara integra o Centro de Treinamento Talent, clube fundado por Eliana e Adison Milares e um dos principais da modalidade no estado. Em 2024, o TALENT teve quatro atletas convocados para a seleção brasileira, destacando-se como um formador de talentos de elite.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook, Twitter e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).