Especiais

Casos de ansiedade aumentam durante pandemia e especialista explica como lidar com o problema; confira

O Youtube divulgou dados inéditos que apontam que durante o mês de maio de 2021 a procura pelo tema saúde mental bateu recorde.

Por Da Redação

Casos de ansiedade aumentam durante pandemia e especialista explica como lidar com o problema; confirailustrativa/Pexels

A pandemia no novo coronavírus tem causado incertezas sobre o futuro, insegurança financeira e angústias entre tantos outros sentimentos. Esses fatores, misturados com o isolamento social, podem desencadear doenças e transtornos como a ansiedade.


Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) aponta que o Brasil lidera o ranking de países com maior número de casos de ansiedade durante a pandemia do novo coronavírus. De acordo com o estudo, que analisou onze países, a ansiedade afeta 63% dos brasileiros. 


Já o Youtube divulgou dados inéditos que apontam que durante o mês de maio de 2021 a procura pelo tema saúde mental bateu recorde e a busca pelo tema ansiedade alcançou o maior patamar desde 2008. Três das cinco perguntas mais feitas sobre saúde mental com a palavra "como" no YouTube foram sobre ansiedade. "Como vencer a ansiedade" e "como tratar a ansiedade" foram as mais buscadas.


O Aratu On convidou a médica psiquiatra e professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA),  Fabiana Nery, para falar sobre o tema. Neste vídeo, você verá a definição da doença, os principais sintomas, como diferenciar a ansiedade normal da patológica e como lidar com isso em tempos de pandemia. 



O QUE É ANSIEDADE? 


A ansiedade é uma reação natural do corpo humano, no entanto, em caso de excessividade isso pode se tornar uma doença conhecida como transtorno de ansiedade generalizada. Este quadro faz com que a pessoa apresente sintomas de preocupação e medo extremo diante de situações simples da rotina. 


A médica classifica essa condição como ansiedade patológica. Ela explica que a ansiedade pode se manifestar através de pensamentos de cunho pessimista ou pode estar associada a sintomas físicos, como coração acelerado, suor na mão, dor de cabeça, sensação de desmaio, tremores e uma série de outros sintomas.


“A ansiedade patológica será mais duradoura, intensa e exagerada que vai se manter por muito tempo e que vai causar prejuízos à vida da pessoa. A ansiedade é um estado de transtorno aumentado. O paciente está sempre em alerta e em geral, achando sempre que o pior pode acontecer”, explica. 


SINTOMATOLOGIA DOS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE



  • Inquietação;

  • Fadiga;

  • Irritabilidade;

  • Dificuldade de concentração;

  • Tensão muscular;

  • Palpitações;

  • Tremores;

  • Dores musculares;

  • Náuseas;

  •  Aperto no peito;  

  •  Medo excessivo;                                                            

  • Falta de ar;

  • Taquicardia;

  • Insônia; 

  • Aumento da pressão arterial;

  • Sudorese excessiva;

  • Dor de cabeça;

  • Alterações intestinais.


 


AUMENTO DA ANSIEDADE DURANTE A PANDEMIA


Em geral, as situações de estresse, em nível pessoal ou social, podem resultar no aumento de sintomas de ansiedade. Assim, a pandemia de Covid-19 acabou submetendo a população ao aumento desse transtorno. A médica ressalta que o isolamento social, o medo da doença e distúrbios associados aos sintomas da Covid longa podem ser a explicação do aumento de casos de pessoas com ansiedade. 


“Individuos que tiveram infecção por Covid-19, podem ter sintomas ansiosos após a resolução da doença. A infecção pelo coronavírus pode causar, mesmo que tardiamente, sintomas ansiosos, então temos a ansiedade aumentando por conta de como conviver com as modificações causadas pela pandemia, mas também a própria doença pode causar sintomas depressivos”.


COMO LIDAR COM A ANSIEDADE? 


É importante não negligenciar o sentimento de ansiedade, buscando ajuda médica, se necessário. Da mesma forma, focar em atividades prazerosas, como exercícios e leitura, podem ajudar com o estresse.


A médica Fabiana explica que é necessário manter a calma e ter em mente que essa é uma situação passageira. “O importante é não deixar os sintomas aumentarem. E se isso acontecer é necessário procurar uma avaliação de um profissional habilitado e experiente na área, seja um psicólogo ou psiquiatra. O diagnóstico e tratamento é importante para evitar que os sintomas ansiosos aumentem”, concluiu.


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.