Meme do peixinho amarelo: baiano, compositor do "Cadê Coco" vê outra canção explodir no TikTok e Instagram; conheça
O meme do peixinho dourado é uma fusão de várias partes separadas e que provavelmente nunca se encontrariam.
Por Lucas Pereira.
Depois do sucesso da canção “Capitães de Areia”, que viralizou nas redes sociais recentemente, um novo meme tem ganhado destaque em plataformas como TikTok e Instagram, seja pela música ou mesmo pela imagem de um peixinho dourado.
"MEU DEUS, MEU SENHOR. ME AJUDA, POR FAVOR”
O meme do peixinho dourado é uma fusão de várias partes separadas e que provavelmente nunca se encontrariam. A imagem é de um jogo dos anos 2000 e a letra é de uma canção de pagode baiano de 2013 remixada com a melodia de uma música gringa. O resultado disso é um sucesso viral. Apesar de não ser o Aratu On Explica, nesta matéria vamos destrinchar as partes desse hit chiclete.
O PEIXINHO
Aquele baiacu (baiaquivis) nasceu antes mesmo do TikTok surgir ou mesmo de a canção ser composta. Ele vêm do jogo Stupid Invaders, lançado pela Ubisoft, em fevereiro de 2001, que traz a história de cinco alienígenas que tentam desesperadamente consertar suas naves para poderem voltar para seu planeta natal. O peixe aparece após uma interação entre o jogador e o cenário, cantando uma musiquinha diferente da que aparece nos vídeos que viralizaram.
A MÚSICA
Agora sim a parte fundamental do meme e também a que traz a grande história para essa matéria. O beat ou o ritmo da canção não é original, mas um elemento acrescentado na remixada. Essa batida vem da música Xo Tour Life, do cantor norte-americano Lil Uzi Vert.
CONFIRA DE ONDE VEM A MELODIA DA MÚSICA
Já a letra, o mais importante, por mais que pareça, não é um louvor ou algo do tipo, mas uma música de pagode sobre o WhatsApp. E o mais intrigante: o cantor e compositor da música é um baiano que já tem experiência com hits e o Aratu On conversou com ele.
Robert Galiza da Silva, o Mister Galiza, é o músico, produtor, compositor e cantor responsável pela canção “Zap Zap”, lançada em 2013. Mas antes de entrarmos na música que dá letra ao meme, navegamos um pouco na trajetória do artista e encontramos outros sucessos.
“Antes do ‘Zap Zap’, eu, como compositor, já tinha colocado algumas músicas no mercado com esse tema de ‘meme’, antes mesmo de ter esse nome. A gente entendeu que tinha que fazer música com esses temas do que estavam rolando na Bahia e no Brasil. A gente viu que dava certo”, disse o artista.
O primeiro sucesso estrondoso veio justamente a partir de um programa da TV Aratu, o “Na Mira”, após um incidente marcante: a busca por um conhecido traficante. A ação resultou no hit “Cadê Coco”, lançado em 2011. Além desse, a música “Ai como eu tô bandida”, lançada no mesmo ano, foi inspirada no programa Zorra Total, da Globo.
Ambas as canções foram parte do repertório da banda Novo Som, a qual Galiza integrava. Após sair da banda e iniciar carreira solo, o artista seguiu a mesma linha para emplacar o sucesso “Zap Zap”, inspirado no app, que foi lançado mundialmente em 2009, mas que começou a viralizar em celulares brasileiros a partir do final da primeira metade da década passada, justamente onde a música entra. Composta em 2013, a canção vem de uma história curiosa.
“Eu fiz a música a partir de um vídeo que recebi em um grupo de WhatsApp, justamente naquele período em que tinha aquele assobio de notificação. No vídeo tinha uma senhorinha rezando, pedindo para a filha largar o ‘zap zap’ porque não queria fazer mais nada. Aí já viu, a música já veio praticamente pronta na minha cabeça”, revelou.
Segundo ele, em 72 horas, o clipe da canção atingiu 500 mil visualizações no YouTube e, logo depois, a plataforma derrubou o vídeo, fazendo com que o artista precisasse usar outras ferramentas para divulgar o trabalho. “Não tive o que fazer, fui postar nos grupos de WhatsApp e aí explodiu no Brasil inteiro”, disse.
VEJA O CLIPE DA MÚSICA
O vídeo, feito com um orçamento de R$ 60 “para pagar o combustível e o transporte” usado na gravação, conta com a participação do humorista João “Seu” Pimenta. A partir daí, a carreira do Mr. Galiza decolou e ele passou a fazer diversos shows no Brasil e, também, em outros países, como Estados Unidos e Guiana Francesa.
REMIX E O PEIXINHO
Sobre o remix da música, o artista tem uma opinião bem clara sobre o tema. “É aí que começa a parte ruim da história. Ele [O remix] desvirtua, desvincula a versão original. Ele muda a voz, muda o tom, a batida, e o algoritmo não reconhece qual a versão original. E aí o artista, o autor da música, não ganha nada com isso”, pontua.
O cantor também informou que sabe quem é o criador do remix e que tentou até entrar em contato com ele, mas que não obteve resposta. “Eu sei quem é, sei o perfil dele no Instagram. Não tem nenhuma postagem e ele ainda se apresenta como produtor musical. Ele é expert em fazer essas cópias, esses remixes, mas é muito fraco”, afirma.
Ele também teve seu canal no YouTube hackeado e todos seus conteúdos apagados, o que dificultou seu trabalho nas redes sociais. Apesar desses pontos negativos, o artista diz que o público sabe associar o conteúdo a uma obra original e procurar o verdadeiro criador do material, e afirma já “sentir o cheirinho” do reconhecimento e do sucesso.
“Eu acredito muito na força do produzir. Se hoje a música é um estouro hoje, é porque ontem foi produzida”, finaliza.
VEJA MAIS MEMES FEITOS COM A MÚSICA
Meu Deus, meu senhor, me ajuda pic.twitter.com/ST1ArWvnvC
— desimpedidos (@desimpedidos) May 9, 2022
*Sob supervisão do editor, Jean Mendes
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).