O Bem Transforma: com uma passagem de ônibus e um sonho, Iuri Barreto criou o 'Soteropobretano'
Projeto surgiu em 2012, ainda no Facebook, e atualmente alcança mais de 274 mil seguidores no Instagram
Com muito bom humor, informação e serviço sobre Salvador e redondezas, o "Guia do Soteropobretano" foi criado em 2012 pelo advogado Iuri Barreto, de 34 anos, logo após ficar desempregado. Ele sempre gostou de dar dicas sobre lugares para conhecer na capital baiana, mas foi só depois de perder o emprego que decidiu adaptar as dicas para encaixar no seu novo orçamento, nascendo assim o "Soteropobretano", no Facebook.
Com a página que já alcança 274 mil seguidores no Instagram, o projeto ganhou, no último dia 30 de outubro, o troféu "O Bem Transforma", da TV Aratu, na categoria "Comunicação e Promoção". Trata-se de uma homenagem a profissionais e iniciativas que melhorem a vida em sociedade.
Do Facebook, Iuri criou um perfil também no Instagram, em 2014, e foi lá que o "Soteropobretano" deslanchou, com apenas uma passagem de ônibus e um "sonho de economizar o seu suado dinheirinho em meio a essa Salvador de gente alto-astral e bonita".
De acordo com Iuri, o objetivo da página não é buscar interesses econômicos, mas sim ser um espaço leve e descontraído para quem quer se divertir gastando pouco.
"Nunca esperei crescer nesse nível. Sempre foi um hobby, uma coisa de amigos para amigos, e aí acabou criando uma rede", explica. "Eu sempre digo que não sou influenciador. Eu simplesmente coordeno a comunidade do Sotero", completou.
MOTIVAÇÃO
O "Soteropobretano" traz diversas histórias, sobretudo de conquistas. Um exemplo é da advogada e comerciante Fabíola Pereira, dona do Restaurante Axego, no Pelourinho. Junto com seu irmão Fabrício Pereira, os dois passaram por uma fase muito difícil quando perderam o pai, que também era chef do estabelecimento, Manoel Pereira, para a Covid-19.
"O restaurante era do pai deles, seu Manoel, que faleceu de Covid. Eles estavam desestimulados, sem perspectiva de como seria o futuro... Um dia eu fui e eles me indicaram um prato cujo sucesso foi tão grande que hoje temos uma amizade, mesmo. Nunca foi 'publi!'", contou Iuri Barreto.
O prato foi uma adaptação do chef Manoel de um prato chamado "arroz de hauçá". "O projeto é interessante e bastante enriquecedor, e é meu socorro quando preciso passar informações. Apresentei esse prato para Iuri, que apresentou aos seguidores do Guia, e aí não paramos mais de vender. Atualmente é o prato mais vendido", conta Fabíola.
Ver essa foto no Instagram
Esta reportagem é a terceira de uma série do Aratu On sobre os 15 vencedores do prêmio “O Bem Transforma”, homenagem da TV Aratu para pessoas e instituições que contribuem para a construção de uma Bahia melhor. A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada no dia 30 de outubro.
LEIA TAMBÉM: O Bem Transforma: 'Educação é a base para transformar a sociedade', diz representante do Senai Cimatec
LEIA TAMBÉM: ‘O Bem Transforma’: Neojiba já beneficiou mais de 12 mil crianças e adolescentes na Bahia
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!