Você sabe o que é "efeito manada"? Aratu On explica
Fenômeno social pode estar por trás da atitude de um pai que se envolve em uma briga generalizada com a filha de apenas 3 anos no colo
O que pode estar por trás da atitude de um pai que se envolve em uma briga generalizada com a filha de apenas 3 anos no colo? Já ouviu falar em "efeito manada"? O Aratu On explica para você!
Cenas lamentáveis marcaram o jogo entre Internacional e Caxias, no último domingo, pela semifinal do Campeonato Gaúcho. Um torcedor colorado desceu para o campo para participar de uma confusão, e o que chamou mais atenção é que ele estava com uma criança pequena nos braços.
A cena logo viralizou e levantou o seguinte questionamento: o que leva uma pessoa a fazer isso? Para entender melhor esse episódio, o repórter Lucas Pereira*, do Aratu On, conversou com a psicóloga Bárbara Guimarães. Segundo ela, incidentes como o de domingo, e até mesmo situações de linchamento, são causados por um fenômeno chamado "efeito manada".
De acordo com a explicação da psicóloga, o efeito manada "é um fenômeno social em que indivíduos tendem a seguir o comportamento e opiniões de um grupo, muitas vezes sem questionar ou pensar de forma crítica". E é mais comum que isso ocorra em situações de incerteza ou ambiguidade, podendo pode ter consequências negativas, como a propagação de desinformação e a tomada de decisões equivocadas, baseadas em pressão social, em vez de evidências ou análises racionais".
O também psicólogo Cleberson Alves destacou que as relações de gênero também influenciam na construção da masculinidade, sinalizando que papéis muito rígidos propiciam essa distorção em que uns se submetem e outros deveriam se submeter.
Para os especialistas, enquanto não houver punição para os envolvidos nesses atos, ou os clubes não investirem na saúde mental de seus atletas, desde as categorias de base, não se terá avanços sociais no esporte.
Clique no link abaixo para conferir a reportagem completa:
Efeito manada - psicólogos explicam fenômeno que fez pai se envolver em briga com filha de três anos no colo
*Estagiário sob supervisão do coordenador Diorgenes Xavier
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!